Categories: Divirta-se na Serra

Cortada do mastro de Santo Bino será neste domingo

O evento é o pontapé inicial para a mais tradicional festa da cidade que reúne anualmente milhares de pessoas na Serra-sede.

Por Clarice Poltronieri

Conguistas cortam a madeira que servirá como mastro para os festejos. Foto: Edson Reis

Neste domingo (14), primeiro após a festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece a tradicional Cortada do Mastro de São Benedito. O evento que acontece há mais de 160 anos na Serra-sede é a abertura dos festejos em alusão ao santo Bino, que contam ainda com a puxada e a fincada do mastro.

Por volta das 18h, devotos do padroeiro da cidade seguem em procissão até a mata, onde cortam uma madeira que será usada na confecção do mastro. Em seguida, o cortejo sai do bairro São Domingos e se dirige pelas principais ruas da Serra-sede até o prédio da Igreja Matriz. Acompanham os devotos festeiros três juntas de bois, enfeitadas com flores, que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de São Benedito. O evento também conta com a participação de cavaleiros e amazonas.

Estarão participando do cortejo as bandas de congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra, Konschaça, Santo Expedito, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Santiago. Também estará presente a banda de música Estrela dos Artístas.

A cortada do mastro é o pontapé inicial para os festejos em comemoração ao santo negro, composto ainda por outras três fases – puxada, fincada e derrubada.

Na segunda fase, é feita a puxada do navio Palermo no dia 25. No dia 26, feriado municipal, acontece o ápice da festa em homenagem ao santo, com a fincada do mastro. O mastro é retirado do barco e nele é preso um estandarte com a imagem do santo. Depois de render homenagens com muito congo e oração o mastro é erguido em frente à igreja matriz. Neste dia comemora-se ainda o Dia do Serrano.

A última fase dos festejos em alusão ao santo negro é a derrubada do mastro e ocorre apenas no ano seguinte, no domingo de páscoa.

O cortejo que sairá de São Domingos é acompanhado por uma junta de bois. Foto: Edson Reis

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

30 minutos atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

42 minutos atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás