Categories: Meio Ambiente

Córregos e lagoa que recebem esgoto estão bons para banho, diz Prefeitura

Banhistas, incluindo várias crianças, tomavam banho no córrego Laranjeiras na última terça (14). No detalhe, placa indicando que a lagoa de Carapebus também estaria apta para banho. Foto: Bruno Lyra

Dois córregos e uma lagoa que recebem esgoto e deságuam nas praias da Serra estão próprios para banho, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A afirmação foi feita na tarde de ontem (16) em formato de nota, após a reportagem questionar a existência de placas indicando que esses cursos d’àgua – notoriamente pontos de descarte de esgoto tratados ou não – estão aptos ao banho.

Um desses pontos é a lagoa Carapebus. O fato de estar na Área de Proteção Ambiental (Apa) Estadual de Praia Mole não garantiu que o manancial ficasse livre da sujeira.  Pelo contrário, nos últimos anos se agravou o lançamento de esgoto doméstico no manancial. Na última terça-feira (15), a reportagem foi à lagoa e viu diversos banhistas nela.

O outro é o córrego Guaxindiba (Laranjeiras),que deságua entre as praias de Bicanga e Manguinhos. Esse tem a situação ainda mais grave, uma vez que recebe esgoto tratado e não tratado de bairros como Laranjeiras, São Diogo, Jardim Limoeiro, Novo Horizonte e Cidade Continental. Na sua bacia há, também, os hospitais Jayme Santos, Dório Silva, além de oficinas e empresas que mexem com equipamentos pesados.

Na lagoa do Baú, também poluída por esgoto e com presença de placa dizendo que a balneabilidade é adequada, adulto e criança se banhavam na última terça feira(15). Foto: Bruno Lyra

Também na terça (16), havia várias pessoas – muitas crianças, inclusive – tomando banho no riacho junto à praia.  “Viemos na inocência. Tem aparência (o córrego) bacana, água morninha. Pensei que era uma boa para as crianças, porque é mais tranquilo que o mar. A gente não sabia que tinha esgoto, pois tem uma placa dizendo que é bom para banho. É uma pena, não vou entrar novamente com meus filhos”, disse Mário Alves, que é morador de Itapuã, em Vila Velha, e veio passear nas praias da Serra.

Vander Rodrigues, de Campo Grande, Cariacica, ficou decepcionado e preocupado ao saber da poluição. “A gente procura um lugar bonito como esse, em Bicanga, que tem até boa estrutura de quiosque, e fica sabendo disso. É vergonhoso que isso aconteça em pleno século XXI, ainda mais com as pessoas pagando alto pela tarifa de esgoto”, avalia.

Em fevereiro do ano passado, um grupo de 20 pessoas passou mal e foi atendido na Upa de Serra Sede após passar o dia tomando banho no local. Na época, a Prefeitura da Serra chegou a interditar o trecho para banho.

Outro local que o Município disse, na última quinta-feira (16), estar apto para banho é a foz do córrego Maringá, que fica à esquerda da praça de Manguinhos. O riacho é formado pela lagoa de mesmo nome, localizada às margens da rodovia ES-010, e que ficou conhecida por conta da vegetação que toma conta do espelho d’água periodicamente por conta do excesso de poluição.

Secretaria diz que análises são feitas semanalmente

Segundo a Semma, as análises nos mananciais citados são feitas semanalmente por meio da coleta de amostras de água nos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes, também chamados de coliformes fecais.

Trata-se de bactérias encontradas no intestino de humanos e outros animais e que vão parar nos cursos d’água, principalmente por conta do lançamento de esgoto no caso de áreas urbanas contendo grande quantidade de fezes de pessoas.

A gestão do esgoto da Serra é responsabilidade da Cesan, que desde janeiro de 2015 faz o serviço por meio de uma parceria público-privada (PPP) com a Ambiental Serra.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

3 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

9 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

10 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

21 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

23 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás