Categories: Saúde

Coronavírus | Quando a falta de ar pode indicar Covid-19?

Um dos sinais mais importantes e que se deve ligar o alerta é a falta de ar. Foto: Divulgação

Neste momento de pandemia, não é incomum as pessoas ficarem em dúvida sobre quando se preocupar com alguns sintomas. Um dos sinais mais importantes e que deve ligar nosso alerta é a falta de ar.

A pneumologista da Unimed Vitória Karina Tavares explica que o desconforto respiratório é um dos sintomas mais preocupantes quando se trata de Covid-19, e que geralmente ele vem associado com coriza, tosse seca (ou com catarro) e febre. “Algumas pessoas também apresentam garganta inflamada, dores no corpo, congestão nasal e diarreia”, pontua.
Karina destaca que se a falta de ar for leve, não é preciso ir de imediato ao pronto-socorro. “É importante monitorá-la. Se ela persistir, procure uma unidade de saúde. E se, além da falta de ar, houver outros sintomas gripais relevantes, aí sim, o melhor é buscar atendimento médico”, alerta.
Ansiedade e asma
É importante ressaltar que a situação de isolamento tem feito com que se confunda crises de ansiedade com falta de ar. “Os sintomas da falta de ar causada pelo coronavírus podem ser também chiado no peito e ofegância. O normal é respirar cerca de 16 vezes por minutos. Se passar de 24 vezes, é um sinal de alerta. Pontas dos dedos e lábios roxos também são sinais importantes e pedem urgência”, diz a pneumologista.
Nesse momento de isolamento, a ansiedade pode gerar em algumas pessoas um certo desconforto respiratório, opressão no peito e a sensação de falta de ar. “Algumas pessoas acabam confundindo a angústia e a ansiedade com a falta de ar real, aquela que pode indicar Covid-19. É preciso fazer essa distinção e tentar manter a calma”, orienta a médica.
Os asmáticos também precisam ficar bastante atentos. “Geralmente, o asmático já conhece a falta de ar que sente durante as crises de asma. As crises asmáticas, normalmente, não apresentam febre, como acontece com a Covid-19”.
Se o paciente asmático fizer uso de sua medicação de rotina e a crise de falta de ar for controlada, o ideal é não ir ao pronto-socorro. “É melhor ficar em casa para não correr risco de se contaminar com o coronavírus”.
Além da ansiedade e da asma, outros problemas de saúde podem causar falta de ar ou desconforto respiratório, como bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) ou Coronariana (ICo).
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

24 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás