Especial: pandemia de coronavírus

Coronavírus: hospital da Serra está com quase 86% dos leitos de UTI ocupados

Na foto, UTI do Hospital Jayme dos Santos Neves, que é referência no atendimento ao coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa

Continua subindo a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 na Serra, que agora atingiu o índice de quase 86%. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade possui 165 pessoas internadas em UTIs – todas elas no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.

Além desses pacientes, existem outros 30 que estão internados em leitos de enfermaria – um total de 75%. Ao todo, o Governo do Estado, através do Jayme, fornece à população, 192 leitos de UTI e 40 de enfermaria.

A taxa total de ocupação da Serra é de 84,5%. Apesar disso, é importante destacar que, de acordo com o Estado, não há nenhum colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas. Inclusive, nas últimas semanas, a Saúde do ES aumentou a oferta de leitos em diversos hospitais capixabas.

Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 84,24%. De enfermaria, são 108 leitos, sendo que 79 estão ocupados. Já os de UTI, são 279 leitos, sendo que 247 estão ocupados.

Vale lembrar que o Estado centralizou os pacientes infectados pela Covid-19 no hospital de Morada de Laranjeiras. No Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras, não há leitos de UTI e enfermaria disponíveis para o coronavírus.

Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, a última atualização de ocupação de leitos foi divulgada pela Secretaria de Saúde às 11 horas da última segunda-feira (16).


Crédito: Divulgação / Secretaria de Estado da Saúde

Mortes por Covid-19 aumentam e Serra volta a liderar ranking de óbitos no ES

A Serra voltou a liderar o triste e preocupante ranking de óbitos causados pelo Covid-19 no Espírito Santo. De acordo com a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, em apenas 24 horas, foram contabilizadas três mortes e 129 novos casos confirmados da Covid-19. Enquanto os números aumentam, aglomerações continuam ocorrendo por todo o município, inclusive em bares, praias e outros locais públicos.

Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 21.870 pessoas que foram infectadas, 564 mortes e 20.666 moradores considerados curados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 30.763 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.

Além de liderar o número de mortes, a Serra também é a segunda cidade com mais casos no ES. No ranking de óbitos, a cidade está empatada com Vila Velha – as duas lideram o levantamento. No entanto, a situação da Serra é ainda mais complicada, já que a taxa de letalidade está mais alta: 2,6%. O município canela verde 2,2%.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

38 minutos atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

6 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

22 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás