Especial: pandemia de coronavírus

Coronavírus avança e Serra volta a ser a cidade com o maior número de infectados no ES

Cidade vive seu pior momento da pandemia de coronavírus. Foto: Divulgação

Enquanto vive seu pior momento desde o início da pandemia causada pelo coronavírus, a Serra voltou a ser a cidade com o maior número de moradores acometidos pela Covid-19 no Espírito Santo. A informação foi obtida através da última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na noite desta segunda-feira (13). Até o momento, já foram 50.377 pessoas que residem no município e foram contaminadas.

Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, além dos mais de 50 mil casos confirmados, a Serra também possui 956 mortes e 48.328 moradores considerados recuperados da doença. O TEMPO NOVO apurou que a cidade se manteve no segundo lugar do triste ranking de municípios capixabas com mais mortes, ficando atrás apenas de Vila Velha.

Mesmo sendo a maior cidade do Espírito Santo, há muitos meses, a Serra não liderava o número de infectados, que anteriormente também estava ocupado por Vila Velha. Entretanto, nos dois últimos meses, a situação voltou a se complicar dentro do território serrano, assim como em muitas outras cidades brasileiras.

A presença de mutações do coronavírus – novas variantes – e o aumento da ocupação de leitos acendeu alerta no Governo do Estado, que decretou quarentena e proibiu o funcionamento de comércio e ônibus – prazo de validade das medidas já expirado. Atualmente, estabelecimentos comerciais não essenciais podem funcionar somente de quarta a sexta, já o sistema Transcol foi autorizado nos dias úteis da semana.

Os bairros da Serra com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (42), Feu Rosa (41), Cidade Continental (37), Barcelona (32), Vila Nova de Colares (29), Nova Carapina (27), Eldorado (26), José de Anchieta I (25) e Planalto Serrano (25).

Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades.

Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 2.229 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa com 1932. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 405.401 confirmações, 8.216 mortes e 374.490 curados.

Os dados são referentes à última atualização divulgada pela Secretaria de Saúde na noite desta segunda-feira (12).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

22 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

23 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

23 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

24 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

1 dia atrás