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Contorno piora com chuvas e aumenta risco de morte

 

Caminhão
quase tomba atrás do carro por conta de ondulação na pista, próximo ao polo Jacuhy, no município da Serra. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Com as chuvas dos últimos dias, a rodovia do Contorno de Vitória, que já estava em situação caótica, tornou-se ainda mais perigosa para motoristas que fazem o percurso de 25 km entre o trevo da Ceasa em Cariacica e Carapina na Serra. Isso porque aumentaram os buracos na via e o serviço de reparo, quando é feito, não resolve.

A moradora de Jacaraípe Ivanete Fernandes Lanes passa de segunda a sexta-feira há dois anos pelo local e garante que a situação só piora. “Com as últimas chuvas a situação está horrível, uma buraqueira danada e muito risco de acidente. Ontem mesmo eles estavam fazendo um tapa-buraco, mas é um serviço muito mal feito, dias depois o buraco já reabre. Em frente ao Alphaville, na Serra, é o pior trecho, nos dois sentidos da via”, aponta.

E o jogo de empurra sobre de quem é a responsabilidade da manutenção da via continua. Questionada se o trecho já havia sido passado à concessionária Eco 101, a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi lacônica: disse apenas que a concessionária ‘retomou os serviços’, sem explicar o que seria isto.   

Já assessoria de imprensa concessionária afirma que o Contorno ainda está em fase de transferência da responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a Eco. Diz também que realiza apenas serviços básicos de manutenção para garantir as condições mínimas de segurança do tráfego.

A justificativa de que não pode melhorar a pista no Contorno porque legalmente não tem a concessão do trecho vem sendo usada pela Eco 101 pelo menos desde 2015. A reportagem entrou em contato com o DNIT, mas não teve resposta até o fechamento desta edição.

Radares e câmeras da Eco vão ajudar polícia a multar

Enquanto trecho do Contorno só piora, mais radares serão instalados na BR 101. Os 46 radares já existentes que estão desligados há três meses após o DNIT repassá-los para a gestão da Eco, serão reativados.

E outros 20 radares serão instalados também pela Eco, estes últimos por decisão da Justiça Federal. A concessionária já devia ter instalado esses equipamentos em 2014 e agora tem prazo de 150 dias para fazê-lo conforme a decisão judicial.  A previsão é que todos os 66 radares estejam em operando até o final de fevereiro. As multas por excesso de velocidade variam de R$ 85 a R$ 574. 

Além da instalação, a Eco ficará responsável pela manutenção dos radares. Fora esses equipamentos, a Eco assinou convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que as 312 câmeras da empresa (289 delas instaladas nas praças de pedágio) possa enviar à corporação imagens de motoristas infratores.

Motoristas e passageiros sem cinto, uso de celular ao volante, tráfego no acostamento, ultrapassagens indevidas estão entre as infrações que poderão ser flagradas pelas câmeras. 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

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