Categories: Sem categoria

Contorno do Mestre Álvaro

É inegável que a notícia do início da construção do Contorno do Mestre Álvaro representa uma excelente notícia para o município da Serra neste início de agosto. Contudo, pela experiência pretérita em relação à grandes obras federais no Espírito Santo temos motivos para ficar apreensivos.

Bem verdade que não faltam exemplos de atrasos e má qualidade em obras no Brasil todo – haja vista as trapalhadas nas preparações para os jogos olímpicos. Definitivamente não é uma exclusividade capixaba casos como o do Contorno de Vitória e – talvez o mais emblemático de todos – do Aeroporto de Vitória. Assim, será requerido um esforço concentrado de nossas lideranças políticas para garantir fluidez nessa obra que terá impacto positivo também para outros municípios da Grande Vitória.

A gestão local também terá um papel fundamental no processo. Sabe-se que essa via vai abrir uma nova fronteira para o município e a pressão imobiliária será gigantesca para alterar as leis que balizam o atual uso da terra – essencialmente agrícola.

Projetos empresariais e mesmo residenciais, se forem autorizados no futuro próximo, deveriam ter cláusulas bastante específicas em relação às responsabilidades no trato da infraestrutura viária e de serviços à população. Nesse sentido, o recolhimento de resíduos sólidos (lixo) é uma preocupação. O atual modelo é um serviço financeiramente deficitário e uma nova frente de expansão urbana tende a piorar essa relação.

Assim, a pergunta central que se faz é: qual será o legado dessa intervenção viária e urbana? Que modelo de desenvolvimento se espera para aquela região? O potencial de transformação para a Serra com o Contorno do Mestre Álvaro é significativo. Isso é indiscutível. Maior e melhor mobilidade humana talvez sejam os maiores desejos da população. Vale ressaltar, contudo, que tais legados não são automáticos ou inerentes à obra de engenharia. A administração pública e a população têm que ter muito claro os desafios e as potencialidades dessa frente de trabalho.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás