Categories: Política

Contarato pede impeachment de ministro do Meio Ambiente

Contarato foi até o STF onde entrou com o pedido. Foto: Divulgação

O senador capixaba Fabiano Contarato (Rede) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de impeachment do ministro de Meio Ambiente do Governo Bolsonaro, Ricardo Salles. O parlamentar acusa o ministro de “perseguir agentes públicos” e afirma que ele cometeu crime de improbidade administrativa nas decisões do seu cargo.

Uma das supostas ações do ministro foi uma ameaça feita, quando Salles afirmou que iria investigar agentes públicos. Após essa declaração, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Adalberto Eberhard, pediu demissão do seu cargo.

No documento de pedido de impeachment, que possui 34 páginas,  o senador disse que o ministro não puniu os responsáveis por autorizar a exploração na área de proteção de Abrolhos, no Sul da Bahia, além de infringir a Constituição quando alterou a governança do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que discute as políticas ambientais do Brasil. Outros dois parlamentares da Rede Sustentabilidade, o senador Randolfe Rodrigues (PE) e deputada federal Joênia Wapichana (RR), acompanharam Contarato e assinaram o documento. 

>“Estamos vivendo uma ditadura em plena democracia”, diz Contarato

Durante uma coletiva de imprensa realizada após Contarato ir ao STF, o capixaba acusou o ministro de “desmonte na área ambiental” e disse que suas ações resultaram no aumento de incêndios e do desmatamento.  “Ele acabou com a Secretaria de Mudanças Climáticas e pois fim no plano de combate ao desmatamento. Juntando essas duas, o resultado é o aumento do desmatamento, o aumento dos incêndios e do desmonte que está aí”, afirmou. 

Ao TEMPO NOVO, Contarato já tinha feito duras críticas ao ministro e ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ele disse que há um “desmantelamento” das políticas ambientais em curso, e listou ações que segundo ele, vão à contra mão da demanda ambiental no Brasil. Vale destacar que o senador e o ministro já protagonizaram um embate durante sessão no Senado Federal. Contarato é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA). 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

14 minutos atrás

Eleições 2024: prazo para emissão de título de eleitor termina em oito de maio

Termina no próximo dia oito de maio o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições…

22 minutos atrás

Golpistas vendiam consórcio falso na Serra e ameaçavam vítimas com arma de choque, revela Vandinho

Na manhã dessa quinta-feira (02), foi deflagrada a terceira fase da Operação Consórcio Fake mirando uma empresa de investimentos situada…

28 minutos atrás

Vidigal assina ordem de serviço para reformar unidade de saúde e praça de Chácara Parreiral

O prefeito Sergio Vidigal assinou na noite da última terça-feira (30) a ordem de serviço para a revitalização e ampliação…

41 minutos atrás

Promotor que já atuou na Serra toma posse como chefe do Ministério Público do ES

Nesta quinta-feira (02), Francisco Martínez Berdeal tomou posse como Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo…

45 minutos atrás

Tatá Mendonça chega em maio na Serra com show “Uma cega na comédia”

A comediante Tatá Mendonça, conhecida por seu show de stand-up solo "Uma Cega na Comédia", se apresentará na Serra neste…

2 horas atrás