Contarato ameaça ir à Justiça caso Bolsonaro nomeie filho para embaixada

0
Contarato ameaça ir à Justiça caso Bolsonaro nomeie filho para embaixada
Senador acusou nepotismo e promete ir à Justiça. Foto: Agência Brasil

Após Jair Bolsonaro (PSL) anunciar que pretende indicar seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, o senador capixaba Fabiano Contarato (Rede) acusou o presidente de nepotismo e prometeu acionar a Justiça caso a nomeação realmente ocorra.

O anúncio de que Bolsonaro iria anunciar seu filho para o cargo gerou grande repercussão e críticas. Para o senador, isso é classificado como nepotismo e o ato viola a Constituição Federal. “Caso o Presidente indique o seu filho Eduardo Bolsonaro para assumir a embaixada do Brasil nos EUA, acionarei a Justiça contra o ato”, disse o capixaba.

Contarato ainda informou que Eduardo Bolsonaro já deu sinal de que vai aceitar o cargo. “O deputado já deu sinal de que aceitaria, mas isso é nepotismo (favorecimento de parente). Viola a Constituição Federal. O Art. 37 da nossa Constituição determina a observância aos princípios norteadores da Administração Pública, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, sendo, inclusive, autoaplicáveis”, afirma o senador.

“Daria conta do recado”, diz Bolsonaro

Para o presidente, a nomeação de seu filho seria boa, já que Eduardo é amigo dos filhos do presidente do Estados Unidos, Donald Trump. “Levamos em conta custo, benefício, como seria compreendido naquele país. Eu fiquei pensando assim: ‘Imagine se tivesse no Brasil aqui o filho do Macri como embaixador da Argentina?’. Obviamente que o tratamento seria diferente de outro embaixador normal. É uma coisa que está no meu radar, sim. Existe essa possibilidade. Ele é amigo dos filhos do Trump, fala inglês, fala espanhol, tem uma vivência muito grande de mundo. E, no meu entender, poderia ser uma pessoa adequada e daria conta do recado perfeitamente em Washington”, destaca Bolsonaro.

Comentários