Conselho diz que foi impedido de fiscalizar Upa

Compartilhe:
Membros do Coren e vereador barrados em frente a Upa de Serra-sede. Foto: Divulgação

 

Membros do Coren e vereador barrados em frente a Upa de Serra-sede. Foto: Divulgação

Após afirmar o impedimento de fiscalizar a UPA de Serra-Sede no início da semana, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-ES) diz que vai procurar a Justiça e solicitar um mandado de segurança. Além disso, o órgão fez um boletim de ocorrência e acionou o Ministério Público contra a prefeitura da Serra.  

Na última terça-feira (11), membros do Coren-ES junto com o vereador Basílio da Saúde (Pros)n vieram a público denunciar que o secretário de Saúde da Serra, Benício Santos, teria proibido o grupo de apurar denúncias que versam sobre carga excessiva de trabalho, assédio moral, risco de assaltos e outras contra a categoria.

Segundo o conselheiro Elias de Souza Lima a ordem para impedir a entrada do grupo teria partido do secretário da Saúde.

“Somos fiscais natos, temos autorização por Lei para entrar e fiscalizar qualquer autarquia onde existam profissionais de enfermagem. Tivemos denúncias em relação às unidades de saúde da Serra, sobrecarga de trabalho, assédio moral e outras. Precisamos averiguar por meio de diligências. A averiguação deveria ser feita em todas as dependências da unidade. Fomos informados de que não tínhamos autorização; que precisaríamos ligar e agendar uma visita, mas fiscalização é feita de surpresa. Fomos ao Ministério Público e registramos queixa, além da solicitação de um mandado de segurança, o que já está sendo providenciado”, disse o conselheiro.

Procurada pela reportagem a subsecretária de Saúde, Cristiane Stem, disse que o grupo não foi em momento nenhum impedido de entrar. “O que nós não permitimos é a participação em uma reunião de trabalho. Estava ocorrendo uma reunião de equipe e eles queriam participar. Isso não faz sentido”, disse.

A respeito das denúncias de sobrecarga de trabalho e assédio, Cristine Stem disse não foram apresentadas à Secretaria. “Gostaríamos de receber a denúncia formalizada para se pronunciar”, acrescentou.

O vereador Basílio da Saúde não foi encontrado pela reportagem.

 

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também