Notícias

Conheça a história de Jorge, ex-alcoólatra e ex-morador de rua que conseguiu mudar de vida na Serra

Jorge Fagundes reconquistou a dignidade por meio do atendimento no Centro Pop. Foto: Divulgação

Jorge Fagundes, nasceu no Rio de Janeiro, mas, veio para o Espírito Santo com 8 anos de idade. Ao longo de sua infância enfrentou diversos problemas e acabou se envolvendo com bebida alcoólica e outros vícios, isso por mais de 20 anos. Jorge passou por vários estados do país, inclusive Minas Gerais, onde teve maior tempo de permanência.

Passou pela Serra para entregar o cartão do Bolsa Família para a neta, que já morava aqui. Nesse momento pediu a Deus uma oportunidade para mudar de vida. “Tive uma família bonita, carro, habilitação e perdi tudo para o álcool”, relembra.

Daí, a resposta não demorou muito a chegar e Jorge foi abordado pela Equipe de Abordagem Social da Prefeitura da Serra, quando estava a caminho de Linhares e já nesse primeiro contato ele aceitou ir para o abrigo. “Fui levado para o Centro Pop e depois para o abrigo, desde então, nunca mais bebi”, comenta.

A reaproximação da família inicialmente foi pelo telefone e depois de algum tempo Jorge voltou para o seio familiar. “Eles voltaram a ter confiança e orgulho de mim, novamente. Tenho acompanhamento com psicóloga e outros profissionais. Eu mudei graças ao tratamento que eu recebo aqui no Centro Pop e Abrigo”.

Os primeiros dias no abrigo foram muito difíceis. Ele sofria e chorava muito. O álcool deixou algumas sequelas em Jorge, e continuamente ele tomava remédios para se livrar do vício.

O tratamento foi importante para a mudança de vida. “Parece que estou vivendo um sonho lindo. Na hora que eu abri a porta da casa que eu aluguei, eu chorei, porque quando eu estava na rua e a noite chegava, eu via as pessoas indo para suas casas e eu ficava lá sozinho. Hoje eu chego do meu trabalho e vou pra minha casa. Eu tenho minha vida de volta, tenho dignidade. É preciso ter força de vontade. Vocês trabalham por amor, eu venci graças a Deus e a vocês”.

Jorge trabalha como porteiro no Centro Pop, das 7h às 19h, em regime de escala. “É muito gratificante, porque no meu trabalho eu abro o portão para as pessoas que estão na rua, perdidas, para que possam resgatar suas histórias. Muitos usuários que estão lá me enxergam como exemplo de vida, porque se eu consegui, eles também conseguem. Se quiser, com a ajuda do Centro Pop e dos abrigos da Prefeitura da Serra e dos profissionais que olham para nós como seres humanos, consegue de verdade” finaliza.

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Este serviço tem como objetivo contribuir para preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua, possibilitando condições de acolhida na rede socioassistencial e intersetorial da Serra, através do atendimento e oferta de atividades que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal fala da importância desses equipamentos e o que a gestão tem feito pelas pessoas em situação de rua no município.

“Vale lembrar que a população em situação de rua já vinha crescendo na Serra, antes mesmo da pandemia e nessa população já tínhamos um quantitativo muito grande de pessoas com transtornos ou pessoas com dependência de drogas mistas ou licitas e quando se agravou a pandemia, ampliou-se a população em situação de rua e aí não temos apenas um morador de rua, mas, uma família inteira. E então, determinamos primeiro ampliar a oferta de vagas em nossos abrigos, para que realmente pudéssemos receber um quantitativo maior de pessoas que estão em situação de rua. Ao mesmo tempo também, estamos implementando o Consultório de Rua, que é onde vamos pegar as pessoas com transtornos ou com dependência e leva-las para tratamento, seja numa comunidade terapêutica, seja num atendimento psiquiátrico”.

Segundo Vidigal, moradia digna é mais que um direito que todos devem ter e a gestão está engajada nesse compromisso.

“Solicitamos a Secretária de Habitação que pudesse fazer um levantamento da população em situação de rua que é da Serra e que de repente, não tem uma moradia que a Prefeitura pudesse garantir um Aluguel Social para esta família, neste momento e solicitamos que fizessem um credenciamento de pousadas, já que estamos ampliando a oferta de vagas para receber essa população, e que essas empresas que realmente queiram receber essas pessoas. É uma ação conjunta para que possamos abrigar essas pessoas, pois o Centro Pop tem uma quantidade muito grande durante o dia, mas, que não consegue abrigar a noite, pois o número de leitos é limitado e por isso estamos ampliando número de leitos no Centro Pop”, finaliza o prefeito.

O município proporciona um espaço institucional, Centro Pop, caracterizado como o melhor do estado, para higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação civil do usuário e proporciona endereço institucional para utilização, como referência, do usuário.

Serviço:

Centro POP

Endereço: Rua Nelcy Vieira Lopes, nº 23, Jardim Limoeiro.

Horário: Domingo a domingo de 7h às 16h.

Tel.: (27) 3138 8648

E-mail: centropop.serra@gmail.com

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

14 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

20 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

21 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás