Categories: Meio Ambiente

Condomínio da MRV degrada área verde

Terra solta em encosta avançou sobre área de Mata Atlântica. Foto : divulgação leitor

Bruno Lyra

A obra do condomínio Morada de Camburi, que embora tenha esse nome fica no bairro Morada de Laranjeiras, na Serra, está avançando sobre remanescentes de mata Atlântica na região. O condomínio é de responsabilidade da construtora mineira MRV.

A denúncia é de um morador vizinho, que enviou imagens da agressão para o Tempo Novo. Sob a condição do anonimato, esse morador questionou os limites do condomínio. “É estranho eles estarem avançando essa obra da área de lazer do condomínio sobre área de preservação. A fiscalização do meio ambiente tem que olhar isso e tomar providência”, cobra.

A área verde em questão é formada por remanescentes de mata Atlântica que protegem fundos de vale onde há nascentes e brejos que alimentam a lagoa Maringá, na região próxima ao Ifes Campus Serra. Da lagoa, desce o córrego que deságua na praia de Manguinhos.

Para a Prefeitura da Serra a obra está ok. Através da assessoria de imprensa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) se resumiu a informar que o empreendimento possui licença prévia e de instalação.

Em nota a MRV diz que tem as licenças ambientais e que ruas separam a área de preservação das obras do condomínio.

Porém, as imagens mostram talude da obra invadindo a mata.

Histórico ruim

Na Serra desde a década passada, a MRV tem histórico de problemas ambientais na cidade. Um dos condomínios dela, em Jacaraípe, foi erguido sobre área de nascentes em 2009. Outro, localizado em Jardim Limoeiro, acabou recebendo três multas que totalizam R$ 775 mil por lançar esgoto com tratamento precário no córrego Laranjeiras entre os anos de 2015 e 2017. Partes dessas multas foram convertidas por serviços de jardinagem pela própria Prefeitura.

A construtora também foi responsável por deteriorar o casarão de Balneário Carapebus, emblemático imóvel que teria sido erguido por um suposto simpatizante do nazismo décadas atrás, que colocou túneis e passagens secretas entre seus mais de 40 quartos.    

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

25 minutos atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

29 minutos atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

44 minutos atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

53 minutos atrás

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

1 hora atrás

Eleições 2024: prazo para emissão de título de eleitor termina em oito de maio

Termina no próximo dia oito de maio o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições…

1 hora atrás