Categories: Notícias

Comunidade vive sem água encanada e em área de risco

Cristiano e Lúcia têm que buscar água numa bica para beber, cozinhar e tomar banho. Foto: Joatan Alves

Joatan Alves

Já imaginou viver sem tratamento de esgoto, água tratada e com um barranco em cima da sua casa próximo a desabar? Essa é a realidade dos moradores do ponto final do bairro Central Carapina.

A região conhecida como ‘Paiol’ existe há mais de 30 anos no bairro, e aproximadamente cinquenta famílias moram no local. As casas não possuem rede de tratamento de esgoto. A água que os moradores consomem para beber, cozinhar, tomar banho e fazer outras tarefas, vem de um poço construído por eles mesmos e que fica que próximo às casas.

É o que conta o morador Cristiano dos Santos. “Porém, o poço não é suficiente para atender às famílias que se veem obrigadas a buscar água em uma bica que fica nas proximidades”, reforça Cristiano.

Ele acrescenta outros problemas próximos ao local. Um deles é um ponto viciado de lixo, que toda vez que chove, os dejetos se espalham e atrapalham a locomoção de quem transita pela rua.

Cristiano também reclama de um barranco que pode desmoronar a qualquer momento e ocasionar um estrago maior para quem vive no local. “A comunidade precisa urgente da ajuda das autoridades competentes do município” cobra Cristiano.

A moradora Lúcia Venerana fez uma cirurgia há pouco tempo e cuida de seu esposo, que possui problemas de locomoção, e é uma das que tem que ir buscar água na bica com balde. “O local não é de fácil acesso, a gente corre o risco de sofrer uma queda e fraturar um braço ou uma perna”, desabafa Lúcia.

Em nota, a assessoria de imprensa da Cesan informa que foi aberto um processo para estudo de viabilidade técnica de execução das redes para atender o local.

Já a Prefeitura da Serra informou que a região receberá limpeza no mês de agosto conforme cronograma da Secretaria de Serviços.
Já a Defesa Civil esteve no local e orientou cinco famílias a deixarem a área em caso de chuva. A Secretaria de Habitação está disponível para atender todas as famílias. Será analisado caso a caso, de acordo com as regras do aluguel social.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

9 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

11 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

16 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás