Categories: Meio Ambiente

Comunidade se mobiliza para impedir destruição de mata no Civit I

Moradores de Solar do Porto denunciam degradação da mata. Foto: Bruno Lyra

Moradores de Solar do Porto, bairro da região do Civit I, estão mobilizados para tentar impedir a destruição de trecho de Mata Atlântica ameaçado por fogo, descarte de resíduos e invasões. O bairro é relativamente novo – tem 11 anos – e o fragmento de floresta em seu entorno faz parte da Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném.

A reportagem esteve no local na última terça-feira (18) e circulou por todo o trecho de mata em Solar do Porto. A área ainda tem vegetação densa com muitas espécies de animais e plantas nativas, mas há entulho, lixo, vestígios de queimadas ocorridas em períodos de seca e até invasões vindas do bairro vizinho, Parque Residencial Tubarão. Também foi possível notar, no fundo de vale, brejos e nascentes que alimentam a lagoa Jacuném. A área de Mata Atlântica tem placas instaladas pela Prefeitura indicando que o local é de preservação, com telefones da fiscalização.

A presidente da Associação de Moradores, Adriana de Cássia Peterlini, diz que a intenção é conseguir propor um projeto à Prefeitura para implantação de calçada e ciclofaixas no entorno da mata, pois acredita que isso possa inibir invasões e descarte irregular de resíduos. “Temos esse projeto de ocupação de um espaço público de proteção ambiental. Também estamos trabalhando, junto com outros moradores voluntários, a sensibilização da comunidade para evitar o descarte de lixo e entulho”, destaca.

Adriana também desconfia de descarte clandestino de esgoto na área verde e afirma ter protocolado na Prefeitura um pedido de fiscalização para checar se isso procede ou não.

Outro morador do bairro, Guilherme Tavares, que também é biólogo, destaca a importância da mata para a redução do calor no bairro e a preservação da biodiversidade. “Chegando perto da floresta, você percebe o frescor por conta do microclima. Muita gente faz exercício no entorno dela. O local também é abrigo para diversos tipos de pássaros, mamíferos, répteis e insetos nativos. Já tivemos registro de tamanduá e macacos, por exemplo”, enumera.

Mara Fávaro Pereira reside em Solar do Porto há dois anos. “Moro perto da mata e, da minha casa, posso observar as pessoas vindo jogar entulho. Isso dá muita tristeza, pois fazemos caminhada e cada dia está mais sujo. Gostaríamos que a floresta fosse mais protegida”, destaca.

Durante a reportagem, foram avistadas algumas espécies de aves: anu preto, canários da terra, maritacas, trinca-ferro, juriti, jacupemba e bem-te-vi. O trecho ainda possui conexão direta com as florestas ciliares da lagoa Jacuném.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

4 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

6 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

10 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

12 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

13 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

14 horas atrás