Categories: Meio Ambiente

Comunidade pede ajuda ao Ministério Público contra atraso em obra de esgoto

 

Lideranças e moradores da região de Carapebus cobram a conclusão das obras para acabar com cenas como esta, do esgoto correndo para lagoa do Baú. Foto: Fábio Barcelos

Bruno Lyra

O atraso nas obras de esgoto que se arrastam há quatro anos e a crescente da poluição das lagoas na Área de Proteção Ambiental (Apa) de Praia Mole geraram reação de lideranças comunitárias da região de Carapebus. Na tarde da última quinta-feira (13) representantes das associações de moradores dos três bairros que compõem a região entraram com uma representação no Ministério Público Estadual (MPES) pedindo que o órgão cobre da concessionária a conclusão das obras.

Presidente da Associação de Moradores de Praia de Carapebus, Anderson Soares, disse que o Ministério Público também deverá ser acionado, já que o esgoto está afetando as praias, quando há comunicação entre o mar e as lagoas.

“As obras começaram em 24 de janeiro de 2014 pela empreiteira Sistemas Energéticos Renováveis LTDA. No fim daquele ano a empreiteira abandonou a obra. Só depois de muita reclamação dos líderes comunitários é que nova licitação foi feita, a obra foi reiniciada em 22 de fevereiro de 2017 pela Conteck. A previsão era entregar em maio. Mas agora a Cesan não dá prazo parta terminar”, detalha Anderson.

Segundo Anderson, vários moradores ligaram o esgoto à rede inacabada. E com isso os resíduos acabam vazando nos pontos mais baixos e descendo para as lagoas do Baú e Carapebus. “Falta uma comunicação mais eficiente da Cesan para avisar as comunidades que não podem ligar o esgoto ainda. É visível a piora nas lagoas, que estão com as águas escuras, fedidas e tendo crescimento excessivo de vegetação aquática. Isso dentro de uma Apa”, frisa Anderson.  

Subscreve a representação entregue ao MPES o presidente da Associação de Moradores de Balneário Carapebus, Jefferson Fernandes. “Só aqui no bairro são 12 mil moradores. Já foram construídas duas elevatórias de esgoto e estão previstas outras duas. O pior é que não temos nem previsão de término para uma obra que já deveria ter sido entregue”, reclama.

Também assina o pedido de ajuda ao MPES a líder comunitária do bairro Lagoa de Carapebus, Maria da Glória Torres “Cada dia mais um morador liga a rede de esgoto inacabada porque as fossas estão sobrecarregadas, fazendo quintais ficarem encharcados. Houve até desabamento de uma casa por conta disso. Aqui no bairro há esgoto correndo a céu aberto nas ruas e nos lotes. É uma situação horrível, de chorar”, desabafa.

Através de sua assessoria de imprensa, a Cesan disse que está dando sequência às ações para conclusão da obra que possibilitará o início das operações das duas principais elevatórias do sistema de esgotamento sanitário da região. A previsão é que até o fim do ano serão finalizadas as ações. Quanto às ligações diversas reuniões e esclarecimentos foram feitos aos moradores para conscientização.

Desde janeiro de 2015 a Cesan gere o esgoto da Serra junto com a empresa privada Ambiental Serra (ex-Serra Ambiental), através de Parceria Público-Privada (PPP). Mas segundo os moradores essa obra não tem participação da Ambiental Serra, pois a primeira licitação ocorreu antes da vigência da PPP.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

12 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

14 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

19 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás