Categories: Mestre Álvaro

Complexo de vira-lata

Bruno Lyra

Se o brasileiro já padece de um antropológico complexo de vira-lata, o que dizer do capixaba que foi ao estádio Kléber Andrade no último dia 20 e vaiou ruidosamente o time do Serra no jogo contra o Vasco pela Copa do Brasil? Seria uma espécie de complexo de vira-lata ao quadrado?

O goleiro do tricolor serrano, Walter, reclamou publicamente, e com razão, da postura dos capixabas. Que simplesmente foram em peso apoiar o milionário Vasco, pagando R$ 140 no ingresso para entrar num estádio construído com dinheiro público. Preço que não é normal nem em finais no Maracanã.

Esse mesmo capixaba não tem coragem de dar R$ 20 para ver o Serra, Rio Branco, Vitória, Desportiva, Estrela, São Mateus, entre outros sofridos clubes locais. Não é normal a torcida local desprezar o time da casa e ovacionar o alienígena. E isto longe de ser uma questão xenofóbica; mas simplesmente de apoio ao desporto e desenvolvimento humano local.  

É triste constatar que mesmo em estados onde o nível técnico do futebol é frágil como o do ES, nota-se mais apoio às agremiações da casa. Nesse sentido, o Serra foi exitoso em ter conseguido jogar essa partida e perder apenas por 2 x 0 de um time que, além de mídia espontânea nacional diária (e capixaba também), recebe uma gorda cota de TV.

O futebol é um dos símbolos da cultura nacional. A forma como a grande maioria dos capixabas trata os times locais revela problema de identidade cultural. Coisa que pode ser notada até no desfile das escolas de samba espírito-santenses, antecipado em uma semana para não ser esvaziado pelo público local, mais interessado em Beija-Flores, Mangueiras, Portelas e congêneres.

O problema identitário talvez seja uma das explicações para o nanismo político do Espírito Santo. As lideranças capixabas não conseguem nem mesmo que as indústrias gigantes e poluidoras, que muito levam e pouco deixam aqui, deem substancial apoio não só a times de futebol, como também ao desporto capixaba em geral.

Por hora, resta o desabafo do goleiro Walter e a tenacidade dos ‘gatos pingados’ que topam vestir a camisa dos times locais e levar adiante a bandeira do Espírito Santo. Estes não são vira-latas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás