Categories: Economia

Complexo de Tubarão na mira de CPI na Assembleia

A empresa tem capacidade para produzir 7,5 milhões de toneladas de aço por ano. Foto: Divulgação

Três novas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) devem ser instituídas na Assembleia Legislativa em 2019. Os deputados vão ainda restituir outras duas, dos Maus Tratos Contra Animais e dos Guinchos. O Legislativo pode ter até cinco colegiados simultaneamente.

Foram aprovadas este ano as seguintes comissões: de Obras Públicas; outra sobre Termos de Compromisso Ambiental firmados com Vale e ArcelorMittal no complexo de Tubarão; e a dos Crimes Cibernéticos.

O deputado Vandinho Leite (PSDB) vai presidir a CPI dos Crimes Cibernéticos, que deverá ter seus membros constituídos após o Carnaval. Ele também será o vice-presidente da CPI dos Maus Tratos contra Animais.

Já a CPI que investigará denúncias sobre a ilegalidade dos termos de compromisso ambiental (TCAs) (35 e 38/2018) firmados com a Vale e a ArcelorMittal e renovação da Licença de Operação 123/2018 da Vale é uma iniciativa do deputado Sérgio Majeski (PSB). O requerimento foi assinado por 26 deputados e foi aprovado em plenário. O deputado foi procurado, mas não foi localizado para comentar a iniciativa.

Já o deputado Vandinho Leite disse que vai acompanhar os trabalhos dessa comissão. “Foi aprovada, mas não foi constituída. Na próxima semana de sessões, a comissão deverá ser instalada e os membros, escolhidos. Vou acompanhar os trabalhos, mesmo não estando como membro.  Eu devo presidir outra CPI, que vai investigar crimes cibernéticos e atuar como vice-presidente de outra comissão, dos Maus Tratos contra Animais, que tem Janete de Sá (PMN) como presidente” disse o deputado.

A CPI das Obras Públicas e Privadas foi criada para acompanhar as políticas de desenvolvimento da infraestrutura e logística do Estado, bem como o tráfego de veículos com documentações irregulares e adulteradas em vias públicas. O presidente será o deputado Marcelo Santos (PDT). Os membros ainda não foram escolhidos.

A CPI dos Guinchos segue tendo como presidente o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD).

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

2 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

4 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

10 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás