Categories: Divirta-se na Serra

Companhias de teatro se unem e fazem apresentação de peça de graça em Vitória

Ensaio aberto dos grupos Z de Teatro e da Repertório Artes Cênicas e Cia.
Foto: Divulgação/Brunela Negreiros

Uma escola de samba entre a urgência de falar sobre questões que efetivamente a representam e as exigências de quem, no fim das contas (e no começo delas), viabiliza o desfile e a manutenção das atividades no barracão. Esse enredo é apresentado ao público no novo espetáculo do Grupo Z de Teatro e da Repertório Artes Cênicas e Cia., “Cinzas de um Carnaval”, que estreia nesta sexta (2), às 19h, na Má Companhia, no Centro de Vitória.

A peça, escrita e dirigida por Nieve Matos e Fernando Marques, fará temporada durante todo o mês aos sábados e domingos. No primeiro final de semana, incluindo a sexta-feira, a entrada é gratuita.

O projeto, anteriormente chamado “Em Má Companhia”, nasceu no final do ano passado, quando a Má Companhia, casa sede dos dois grupos há seis anos, estava na iminência de fechar suas portas por falta de verba para manutenção. Após a decisão de apostarem em ações conjuntas, eles montam juntos, neste ano, dois espetáculos – um de teatro e outro de dança, ambos aprovados em editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – e conseguem dar sobrevida às suas atividades na casa, como ensaios, pesquisas, oficinas e apresentações.

Sem dispensar autocrítica e ampliando a temática, “Cinzas de um Carnaval” aponta para alguns caminhos que contam sobre resistência em momentos de crise política. Para isso, aborda desde uma perspectiva histórica da formação do Centro de Vitória – contada a partir da estrutura de um desfile de escola de samba –, até o âmbito privado das relações entre os integrantes desse grupo-comunidade e os impasses gerados a partir dos contextos em que se inserem. 

Do barracão para a sala de ensaio – ou pelo caminho inverso –, o processo de montagem do espetáculo aconteceu de forma totalmente colaborativa entre os integrantes dos dois grupos, desde a elaboração da dramaturgia à criação das cenas, passando pela preparação corporal conduzida por Carla van den Bergen e pela direção de arte concebida por Antônio Apolinário, com assistência de Thila Paixão. Quem assina a produção executiva é Luiz Carlos Cardoso e Brunela Negreiros, em parceria com a Companhia do Outro.

O espetáculo foi montado com recursos do Funcultura através do Edital 021/2018 da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Espírito Santo.

SERVIÇO – TEATRO

Temporada de estreia de “Cinzas de um Carnaval”

2, 3 e 4 de agosto (sexta, sábado e domingo) – 2 de agosto às 19h; 3 e 4 de agosto às 17h

As três apresentações têm entrada gratuita.

Má Companhia – Rua Professor Baltazar, 152, Centro, Vitória (próx. à Catedral)

Classificação: 12 anos

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás