Categories: Notícias

Como vai o seu cérebro?

O treinamento é feito por módulos semestrais ou anuais que acontecem uma vez por semana, durante duas horas. Foto: Divulgação

Você sente dificuldades para aprender coisas novas? Tem lapsos de memória, falta de foco ou  baixa produtividade? Estes são alguns sintomas comuns que nos sinalizam a necessidade de rever nossa maneira de lidar com nosso cérebro.

Os avanços da Neurociência nos indicam caminhos diferentes do que trilhamos até agora, essenciais para mantermos a saúde mental e a nossa capacidade cognitiva (capacidade de aprender) em alta.

A plasticidade cerebral, uma das contribuições mais relevantes desta nova ciência, é a capacidade que o nosso cérebro tem de adaptar-se às mudanças, aprender sempre e de se modificar quando um novo aprendizado se consolida. Um cérebro estimulado amplia suas conexões neurais – as sinapses. Estas redes neurais se constroem e se redesenham continuamente quando estimuladas adequadamente; aumentando nossa reserva cognitiva e nossa produtividade.

Essa é a proposta de Eric Richard Kandel, psiquiatra e neurocientista, ganhador do Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina em 2000: estimular nosso cérebro a novos movimentos, variedades e grau de dificuldades crescentes para ampliar a nossa capacidade de processamento.

Larry Katz, autor do livro “Mantenha seu Cérebro Vivo”, criou a “neuróbica” ou ginástica do cérebro como proposta de criar maneiras diferentes de se fazer algo. O estímulo de uma função melhora outras funções, ou seja, facilitar a aprendizagem de uma habilidade favorece o desenvolvimento de outras áreas ainda não consolidadas. Para que a aprendizagem ocorra, é necessário: atenção, foco no objeto de estudo e desejo de superar aquele desafio proposto pela ação de aprender algo novo.

Segundo o neuropsicólogo espanhol J. A. Portellano, “A aprendizagem é a nossa capacidade de adquirir novas informações e a memória é a capacidade de reter as informações aprendidas”. Quando aliamos a aprendizagem a contextos adequados, lúdicos e desafiadores, proporcionamos uma experiência positiva para o nosso cérebro. Este tipo de atividade que o cérebro gosta de repetir constantemente, favorece a liberação do hormônio dopamina, um neurotransmissor que estimula o rendimento da área pré-frontal, responsável pelo processo de atenção e, consequentemente, melhora aprendizagem e o processo criativo.

Desenvolver e potencializar a capacidade cognitiva e emocional das pessoas, é o objetivo da Ginástica do Cérebro, que no Espírito Santo possui unidade em Parque Residencial Laranjeiras – Serra. A empresa tem unidades também em outros estados como Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, entre outros.

A finalidade do programa, que é desenvolvido por eles desde maio do ano passado, é melhorar e desenvolver habilidades como raciocínio lógico matemático, concentração, memória, atenção, coordenação motora e velocidade de raciocínio, entre outras habilidades.

As atividades realizadas pelos alunos da Ginástica do Cérebro contribuem para uma melhora significativa no rendimento escolar, reduz o estresse, aumenta a atenção e concentração, desenvolve a segurança emocional, a capacidade de aprender, ativa a memória e atua na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson.

À frente dos treinamentos estão profissionais com experiência nas áreas de educação e psicologia.

O treinamento é feito por módulos semestrais ou anuais que acontecem uma vez por semana, durante duas horas.  As turmas possuem até oito alunos, que são atendidos de forma individualizada, de acordo com a capacidade cognitiva e a faixa etária.

Segundo Marcelo Almeida, responsável pela unidade capixaba as atividades são desenvolvidas por meio de atividades lúdicas.

Para crianças, por exemplo, ajuda na apropriação das habilidades necessárias para desenvolver o processo de leitura e escrita sem dificuldades.  “Além de trabalhar vários aspectos da inteligência emocional como a capacidade de lidar com a vitória e a derrota, vivenciada nos jogos de tabuleiro”, destaca.

Já em jovens e adultos, os exercícios de ativação cognitiva melhora a capacidade de concentração, foco, velocidade de raciocínio, identificação de suas forças e fraquezas dentre outras habilidades. “Promove também uma descarga do estresse causada pelas pressões da vida cotidiana”, afirma.

O programa também pode ser aplicado em idosos, que tem sua reserva cognitiva reduzida pelo processo de envelhecimento. Neste caso, segundo Andréa B. R. Almeida, Diretora Pedagógica, as atividades fortalecem as conexões neurais, através da ativação de diferentes áreas do cérebro. “Torna-os mais ativos, participativos e menos propensos as doenças neurodegenerativas. Funciona também como forma de interação social, fora do ambiente familiar, melhorando a autoconfiança, a autorrealização e muitas vezes devolvendo a eles a alegria de viver”.

Andréa disse ainda que as habilidades são fomentadas de forma orientada e possibilita aos alunos se apropriarem de aspectos importantes para consolidar o sucesso nas mais diversas atividades de sua vida estudantil, profissional e pessoal. Estes exercícios estimulam o cérebro melhorando, quantitativamente e qualitativamente, a sua capacidade de processamento e a sua reserva cognitiva”, conta.

Quem quiser conhecer a Ginástica do Cérebro fica em Laranjeiras, no Edifício Ative, na Avenida Eldes Scherrer Souza, 975 – sala 1115, O telefone de contato é o (27) 3086-0636 ou 99312-1812. O site é o www.ginasticacerebro.com.br. A aula demonstrativa é gratuita.

Informe Publicitário

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

2 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

4 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

9 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás