Categories: Política

“Comigo na Assembleia, a Serra ganha mais força junto ao Estado”

Jamir Malini assumirá a vaga de Cacau Lorenzoni a partir de janeiro de 2017. Foto: Divulgação Ales

Yuri Scardini

Nesta entrevista, Jamir Malini (PP), que a partir de janeiro voltará à Assembleia Legislativa do ES na condição de deputado, fala sobre projetos e ações para este novo mandato. Malini era primeiro suplente e assumirá a vaga a partir da eleição de Cacau Lorenzoni (PP) para a prefeitura de Marechal Floriano. Ele e a esposa, Luciana Malini, visitaram a redação do TN, na manhã de quarta-feira, quando concederam a entrevista abaixo:

[TN] Como o senhor recebeu a notícia de voltar a ocupar novamente uma cadeira na Assembleia?
[JAMIR MALINI] Recebi com muita satisfação e alegria. Nós estávamos acompanhando a eleição em Aracruz e em Marechal, e havia expectativa na vitória do Erik Musso e do Cacau Lorenzoni e acabou que deu certo, Cacau ganhou e, a partir de janeiro, a Serra contará com mais um deputado na Assembleia..

O que o senhor vai fazer daqui até a posse, em janeiro?
Vou para as ruas pedir voto para Audifax, temos que reeleger o prefeito, que é para ele terminar o trabalho começado. O mandato que se encerra foi para arrumar a casa, e agora é para desenvolver políticas de crescimento econômico.

Quais são suas expectativas com este novo mandato?
Quero trabalhar para trazer recursos e obras para a cidade. Nestes dois anos de gestão Hartung, nada veio para cá, ficamos isolados, sem vez e sem voz. A arrecadação do município caiu muito, a Serra precisa da mão do Estado para concretizar algumas ações. Comigo na Assembleia, a cidade ganha mais força junto ao Estado. Temos questões ainda mal resolvidas, por exemplo, a paralisação das obras do colégio Aristóbulo Barbosa Leão em Laranjeiras; o esperado Faça Fácil, onde a área já foi desapropriada há anos; o prometido projeto do mergulhão no cruzamento da Norte-Sul com a João Palácios, que dará mais mobilidade urbana naquela região. E o que considero mais importante, lutar para que a obra do Contorno do Mestre Álvaro saia do papel, até agora só vimos promessas. Essa obra vai trazer riquezas para a cidade, empresas e emprego.

Como será seu posicionamento em relação à gestão Hartung, uma vez que o senhor foi da base do ex-governador Casagrande?
Isso é passado, nada impede de ter um bom relacionamento com essa gestão, desde que traga resultado para a Serra. Por enquanto, não dá para adiantar nada não, temos que deixar chegar a hora e ver o cenário que vamos encontrar dentro da Assembleia. O prefeito Audifax se reelegendo vou trabalhar para reaproximá-lo do governador e tirar a Serra do isolamento que se encontra. O deputado Bruno Lamas não pode fazer isso em função da sua filiação partidária e fidelidade a Renato Casagrande, mas eu não tenho esse problema.

Quais ações o senhor pensa em levar adiante?
Quero participar das discussões sobre essa falta d’água crônica, não acho que seja uma questão passageira, o ES vai ter que saber lidar com um cenário de falta d’água permanente. A Grande Vitória, por exemplo, é abastecida por dois rios, Santa Maria e Jucu, que não conseguem suprir a necessidade humana e industrial. Temos que avaliar o uso de água pelo Complexo de Tubarão. Outra questão é questionar os altos índices de homicídios, em especial na Serra. Porque aqui mata tanta gente por tantos anos seguidos e o Estado permanece apático? Somo uma cidade abençoada e isso tira nosso brilho. Além disso, quero discutir ações voltadas ao turismo que é pouco explorado no nosso Estado, valorizando nossos empreendedores. Na cultura, penso em fazer parcerias com outros deputados, no sentido de trazer emendas e recursos para concretizar planos antigos dos serranos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ação do Procon da Serra no Terminal de Laranjeiras nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (17), vai ter ação para atender consumidores da Serra no Terminal de Laranjeiras. O atendimento será por meio…

12 minutos atrás

Estado abre concurso público de nível médio com salários de R$ 2.579 a R$ 4.465

A Central de Abastecimento S.A. (Ceasa), através do Governo do Estado, anunciou a abertura de um novo concurso público com…

33 minutos atrás

Mutirão vai emitir nova carteira de identidade de graça na Serra

A Prefeitura da Serra realiza, neste sábado (18), um mutirão para emitir carteiras de identidade. O serviço será ofertado na…

53 minutos atrás

Doadores de sangue da Serra estão isentos de pagar taxa de inscrição em concursos públicos

Está em vigor na Serra a Lei 5.985/2024, que isenta da taxa de inscrição para concursos públicos municipais e processos…

13 horas atrás

Semana da Saúde com testes rápidos e aulão de funcional e alongamento em shopping da Serra

Quem passar pelo Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, vai poder participar da programação em comemoração à Semana…

19 horas atrás

Cesan faz doação e envia 30 mil copos d’água para o Rio Grande do Sul

No início da noite desta segunda-feira (13), o Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) enviou…

19 horas atrás