Categories: Amar é o Bicho

Comida caseira ou ração? Saiba o que é melhor para saúde do seu gato

A dieta caseira não se faz necessária hoje em dia porque as rações comerciais já são bem balanceadas e atendem as necessidades felinas. Foto: Reprodução internet

Muito se ouve dizer nas redes sociais sobre alimentação alternativa para gatos. Mas nem tudo que é divulgado pode ser levado à risca.

Isto é o que conta a especialista em felinos, Leticia Gama, da Vet Gatos, em Vitória. Segundo a médica veterinária as pessoas não vão gostar muito de saber, mas dietas caseiras e naturais são colocadas na alimentação de gatos em situações específicas, como por exemplo, alguma enfermidade.

Leticia frisa que a dieta caseira não se faz necessária hoje em dia porque as rações comerciais já são bem balanceadas e atendem as necessidades felinas. Mas é importante manter uma dieta úmida. “Como os gatos ingerem pouca água é interessante a suplementação da dieta com sachês específicos para felinos. No entanto, o tutor deve ficar atento a quantidade que é descrita pelo fabricante. Em gatos obesos a quantidade calórica deve ser observada com cuidado e descontar do valor diário”.

A veterinária conta que gatos não possuem amilase salivar, o que por si só já dificulta sua metabolização de carboidratos. “Seu trato digestivo foi feito para a digestão de proteínas e é dela que retira seus nutrientes para seu perfeito funcionamento. Carnívoros de modo geral absorvem pequenas doses de glicose e, de modo simplificado, são capazes de sintetizá-la. Os gatos são carnívoras estritos, ou seja, fundamentalmente necessitam de proteína para seu metabolismo. Mesmo assim, uma alimentação somente com carne pode desbalancear a absorção de nutrientes, uma vez que na natureza este animal era predador e predava sua presa como um todo e cada parte dela apresentava nutrientes diferentes e importantes para o felino”, explica.

Sobre o uso somente de carne ela alerta para o perigo. “Pode levar a ausência de alguns nutrientes. Antigamente era comum termos gatos com problemas cardíacos e oftálmicos pela ausência de taurina, por exemplo, devido a dietas desbalanceadas. Essas alimentações de peito de frango com arroz, por exemplo, podem ser usadas conforme uma situação específica, a ser prescrita por um veterinário e geralmente não é para sempre. Há aproximadamente 15 anos essas alimentações eram a única alternativa veterinária de nutrição para determinados tratamentos”.

A veterinária dá uma dica interessante, principalmente para quem tem gatos de pelos longos: o broto de milho. “A ingestão de plantas como o broto de milho é benéfica não do ponto de vista nutricional, mas para auxiliar na dissolução das bolas de pelo”.

Para ingerir mais água

Algumas dicas importantes também podem ajudar os felinos a beberem mais água. Muitos gatos mantém a preferência por água corrente, chegando a pedir para os tutores abrirem a torneira. “Uma boa alternativa é o uso de fontes, que mantém a água em movimento e fresca, estimulando a ingestão de água. Vale a pena lembrar que o movimento da água não deve ser brusco, pois pode ocorrer efeito contrário e assustar o felino, fazendo o mesmo evitar a ingesta de água”.

Várias vasilhas em vários pontos da casa pode ajudar gatos enfermos (que esteja se locomovendo pouco), bem como idosos.

Leticia frisa que é importante sempre o acompanhamento de um médico veterinário em qualquer mudança na alimentação do animal.

A clínica Vet Gatos, fica em Vitória, na rua Ulisses Sarmento, 156-A, Praia do Suá. O telefone é o 3100-8180.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

50 minutos atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

50 minutos atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

4 horas atrás

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um…

5 horas atrás