Categories: Economia

Comércio de Novo Horizonte mostra vigor com 80 lojas

O comerciante Eldecir José e o líder comunitário Sebastião Pinheiro: bairro virou polo de comércio e serviços. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Novo Horizonte é um dos bairros onde o comércio de varejo, com cerca de 80 lojas, se fortalece na Serra. Um dos propulsores é o grande número de empresas na região – cerca de 700 – impulsionadas pelo Complexo de Tubarão (Vale e Arcelor Mittal). Por isto o bairro experimentou grande crescimento populacional e se tornou polo para outras comunidades do entorno.

Padarias, supermercados, açougues, farmácias, materiais de construção, salões de beleza, lojas de vestuário, calçados, utilidades domésticas, restaurantes, lanchonetes, postos de gasolina, além de correspondentes bancários, atendem Novo Horizonte e vizinhança.

O presidente da associação de moradores, Sebastião Pinheiro de Lacerda, destaca a variedade de produtos e serviços disponíveis no centro comercial do bairro, que fica na Avenida Brasil. “O comércio atende às classes C,D e E e tem todo tipo de serviço, inclusive algumas associações, como a de Catadores e a de bordadeiras”, frisa.

Outro atrativo é a feira livre do bairro, que acontece todo sábado à tarde, além da feirinha de alimentação à noite e nos finais de semana. “A feira é um grande atrativo e traz gente de todos os bairros do entorno”, afirma.

Um dos comerciantes mais antigos do bairro, Eldecir José Sotele, proprietário do Supermercado Multishow, confirma. “Temos um comércio grande, com cerca de 80 lojas, e o crescimento se deu em meados da década de 90. O campo de futebol, as indústrias do entorno e mesmo a feira, que atrai pessoas dos bairros vizinhos, impulsionam o comércio”, analisa.

Eldecir estima que circulem cerca de 10mil pessoas diariamente na região, alavancando o comércio. “Isso valoriza o comércio. O aluguel de uma loja de 100 m2 na Avenida Brasil custa em média de R$1.5 mil a 2mil, e de 300m², entre R$3 e 4mil”, revela.

Outro comerciante da região, Fábio Dall Orto, do supermercado Canguru, diz que recebe clientes de vários bairros. “Estamos em Novo horizonte desde 2005. Além de clientes do bairro, recebemos consumidores de São Diogo, Cidade Continental, Bicanga, Manguinhos, Carapebus e Balneário Carapebus. Sazonalmente atendemos clientes de outros bairros da Grande Vitória quando em visita às nossas praias”, lembra.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, quando foram distribuídos mais de 300 exemplares, o vereador…

5 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

6 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

6 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

7 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

7 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

7 horas atrás