Categories: Economia

Comércio da Serra-sede tem cerca de 300 lojas

O gerente Fabricio Falqueto e o comerciante Edson Quintino: Serra-sede atrai de 15 a 20 mil pessoas por dia. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Um dos polos comerciais mais antigos do município é o da Serra-sede, que começou junto com história do município e hoje possui cerca de 300 estabelecimentos. Fomentado pela presença da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum,  bancos públicos e privados além de oito escolas que atendem a moradores de bairros vizinhos, estima-se que mais de 15 mil pessoas circulem diariamente no comércio local.

“Recebemos entre 15 e 20 mil visitantes por dia que vêm dos mais diversos bairros da Serra. Muitos vêm resolver questões pessoais no Fórum ou na Prefeitura, o que acaba fomentando o comércio local”, conta João Falqueto, proprietário do Supermercado Falqueto, que começou com um pequeno comércio da família há 40 anos e hoje tem um estabelecimento que gera 107 empregos diretos.

Na Sede, podem ser encontrados produtos do varejo dos mais diversos segmentos: farmácias, padarias, supermercados, armarinhos, restaurantes, materiais de construção, confecções, bancos públicos e privados, e outros.

Nos pontos mais valorizados, o aluguel varia entre R$1mil e R$25mil, dependendo do tamanho da loja e tipo de comércio.

De acordo com o coordenador do núcleo da Câmara de Dirigentes Logistas na Serra, Edson Quintino uma associação comercial local está em formação.

Ele acrescenta que público das lojas e serviços da Sede, vem de diversas bairros das Serra e até de outros municípios. “O público é bem diversificado, inclusive de outros municípios como João Neiva, Ibiraçu e Fundão.

Dos consumidores da Serra, a maior vem dos bairros vizinhos, como Divinopólis, São Marcos, Cascata, Vista da Serra, Planalto Serrano, Maria Níobe, Macafé e Jardim Bela Vista. Mas ainda tem aqueles que vêm de outros bairros para resolver questões na Prefeitura e no Fórum, e que acabam comprando aqui”, observa.

Para o diretor executivo da Câmara Dirigentes e Lojistas da Serra, Samuel Vale, este é um dos principais pontos comerciais da cidade. “O comércio da Serra é de extrema importância para a cidade e um dos mais antigos, do tempo do comércio de Carapina”, conclui.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás