Categories: Divirta-se na Serra

Começa amanhã 5º Festival Panela de Barro

Tilápia Berro D’água que participa do festival e serve duas pessoas.

A 5ª Edição do Festival Panela de Barro, que ocorre do dia 7 ao dia 26 de outubro, traz 30 restaurantes participantes da região da Grande Vitória, que criaram pratos onde se busca a exaltação do símbolo culinário capixaba: a panela de barro. A Serra participa com cinco restaurantes inscritos, dois em Jacaraípe e um em Manguinhos. Em Jacaraípe participam do festival os restaurantes Berro D’água, com a Tilápia Berro D’água (Filé de tilápia à escabeche com farofa de camarões especiais sobre cama de purê de banana da terra)e Cabana do Luiz, com a Delícia da Cabana (Cama de creme de mandioca com cubos de badejo empanados ao molho de camarões especiais, coberto com lascas de parmesão gratinado). Em Manguinhos, os restaurantes Enseada de Manguinhos, com o Bacalhau com Espaguete à Enseada (Massa tipo espaguete com lascas de bacalhau dessalgadas, azeite, azeitonas, tomate, cebola e temperos verdes); o Espaço Maria Mariana, com o Mariscada (Mariscada com frutos do mar usando os ingredientes da moqueca capixaba, substituindo o óleo de urucum por açafrão da terra) e o Restaurante Managutti, com o Bacalhau do Grão (Lombo de bacalhau no azeite – Grão de bico refogado). A panela de barro é um utensílio artesanal de representação gastronômica da cultura capixaba e servirá de base para servir os pratos no festival. Os pratos, que vão do joelho de porco aos mariscos, variam em porções que servem de uma a quatro pessoas e custarão entre R$ 27,50 e R$ 125, sendo servidos exclusivamente nos 20 dias de festival. O melhor prato será eleito por voto popular, pela nota que os clientes lhe deram ao consumi-lo, levando em conta a inovação e apresentação do prato, o ambiente e o atendimento. Haverá ainda, pela primeira vez, uma premiação para o garçom mais votado. A divulgação e premiação dos vencedores será no dia 1º de novembro, durante a 21ª Festa das Paneleiras, em Goiabeiras, que acontecerá de 31 de outubro a 2 de novembro.

Prato Delícia da Cabana serve de duas a três pessoas.
Prato Bacalhau com Espaguete à Enseada serve de três a quatro pessoas.
Prato Mariscada serve duas pessoas.
Prato Bacalhau do Grão serve duas pessoas.
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás