Divirta-se na Serra

Com recursos da Aldir Blanc, único teatro da Serra recebe iluminação cênica

A iluminação cênica do local se deu por meio de recursos da Lei Aldir Blanc. Foto: Divulgação

O Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, único teatro do município da Serra, está com novidade. Trata-se da iluminação cênica do teatro que depois de quatro anos de muita luta saiu do sonho e agora é uma realidade pronta para receber peças teatrais e shows.

A informação é do idealizador e coordenador do local, Antonio Vitor, que comemora a conquista. “Fizemos vaquinha on-line para conseguir o valor, conseguimos um pouco, mas não foi o suficiente. Com a chegada da Lei Aldir Blanc, o Eliziário Rangel finalmente conseguiu equipar o teatro com luzes adequadas ao exercício cênico. Não é segredo para ninguém que o Centro Cultural se manteve por muitos anos por redes de solidariedade e alianças afetivas. A conquista de editais de fomento vem no sentido de fortalecer o trabalho árduo de democratização do acesso a arte e cultura que nos propomos a fazer”, afirma Antonio.

Ele lembra que em abril de 2019, o Centro Cultural lançou uma campanha para conseguir viabilizar a iluminação cênica do local. “Aquela ocasião, coincidiu com dois furtos a instituição e acabou ofuscando o foco da campanha que era justamente as luzes para o teatro. Agora, com o advento da Lei Aldir Blanc, fruto de intensa mobilização social, conseguimos, através do Grupo Candeeiro de Teatro, grupo residente, recursos para esse feito. Os fundos são do inciso 2 da LAB destinado ao grupo cênico. Entendemos que as luzes do teatro servirão não apenas para os grupos residentes da instituição, mas para todos os grupos que aqui se apresentarem e, sobretudo, para todo o público que aqui assistir peças, já que a luz proporciona outra experiência cênica entre o ator e a plateia. Agora, estamos ansiosos para a reabertura que deverá acontecer quando a vacinação alcançar maiores indicadores no nosso estado”, frisa Vitor.

O Eliziário começou a funcionar em novembro de 2016. De lá para cá, tem sido o palco para oficinas e workshops de dança, de teatro, de música, além de apresentações culturais das mais diversas manifestações. O Centro Cultural fica na rua Gonçalves Dias, nº1201, São Diogo, Serra –ES. O telefone é o 27 3051-0835.

Vale lembrar que o Centro Cultural não está funcionando ainda por conta da pandemia do novo coronavírus, mas tem feito diversos eventos on-line e gratuitos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

13 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

14 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

14 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

15 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

16 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

17 horas atrás