Categories: Política

Com os votos dos serranos Malini(PTN) e Vandinho(PSB) reeleição é aprovada na Assembleia

Já o outro deputado serrano Roberto Carlos (PT) votou contra a PEC

 

Malini, Ferraço e Vandinho. Dos três, apenas o atual presidente permanecerá na Assembleia em 2015. Fotos: Divulgação. Montagem: Iury Marcondes

Os deputados serranos Jamir Malini (PTN) e Vandinho Leite (PSB), votaram favoráveis ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que permite a reeleição do Presidente da Assembleia Legislativa (Ales), cargo atualmente ocupado por Theodorico Ferraço(DEM).

A nova regra foi aprovada nesta segunda(01) mas só valerá na próxima legislatura. Outro deputado da Serra, Roberto Carlos (PT), votou contra.

Dos trinta deputados estaduais, 20 votos votaram a favor, cinco contra, um se absteve e outros quatro não compareceram.  Alvo de polêmica, a primeira versão da PEC de autoria do deputado Gilsinho Lopes (PR) dava margem à interpretação de que a reeleição seria permitida dentro de uma mesma legislatura, ou seja, durante o mandato dos deputados que é de quatro anos.

Mas Gilsinho Lopes propôs uma emenda ao texto deixando claro que a reeleição só seria permitida de uma legislatura para outra, como é o caso. Vale lembrar que o mandato da mesa diretora e da presidência da casa é de dois anos.

 

Retorno

A reeleição de membros da mesa havia sido extinta em 2003, posterior ao período em que o polêmico ex-deputado estadual José Carlos Gratz esteve à frente da Assembleia.

Nos bastidores da casa comenta-se que a articulação teria agradado o governador eleito Paulo Hartung(PMDB), que tem em Theodorico Ferraço um aliado histórico.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás