Categories: Política

Com menos recursos candidatos apelam para a criatividade na campanha

Gideão Svensson é o presidente do PR na Serra. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

Após a proibição do financiamento para campanhas eleitorais por pessoas jurídicas, determinação da reforma eleitoral, candidatos aos cargos eletivos em 2016 amargam a dificuldade para financiar seus gastos, cujos recursos agora estão limitados a doações por pessoas físicas e uso do recurso do fundo partidário. Com isso, as campanhas inicialmente parecem mais modestas.

“Estamos recebendo doações pontuais de militantes. Esta campanha ficou subestimada economicamente, e acredito que tem campanha de vereador com mais recursos que a nossa de prefeito. Temos militantes não remunerados nas ruas e o apoio dos candidatos. Estamos calculando bem onde investimos os recursos que temos. Ainda não recebemos recursos do fundo partidário”, disse Cleber Lanes, presidente municipal do PT. O partido tem candidatura própria à Prefeitura da Serra, com Givaldo Vieira.

Segundo o presidente do PSDB, José Carlos Buffon, as mudanças obrigam partidos e candidatos a usarem a criatividade para fazer a campanha.

Buffon alerta para a necessidade de fazer uma campanha criativa. Foto: Arquivo TN-Conceição Nascimento

“A arrecadação está difícil, empresários não querem se expor. Ainda tem a questão da conjuntura do país, crise, descrença na política. O que temos é a arrecadação dos filiados, precisamos nos reinventar. Gastar sapato, conversar com as pessoas. Foi uma mudança muito radical, privilegia quem tem mandato, recurso próprio”, avaliou.

O candidato a prefeito da Serra, Gideão Svensson (PR), lembrou que está na expectativa de receber os recursos do fundo partidário.

“Ainda não recebemos doação. As mudanças merecem ser observadas por vários aspectos, moralidade, economicidade. O tempo de campanha dificultou para quem esta buscando a primeira eleição ou ocupar funções novas. Quem já está no poder leva vantagem sobre os demais”, disse.

 

 

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás