Divirta-se na Serra

Com investimento de R$ 307 mil, Casagrande abre edital para promoção de oficinas de cinema na Serra

Na capacitação em audiovisual, os jovens vão aprender diversas técnicas, entre elas, noções de filmagem, fotografia e produção. Foto: Pixabay

Estão abertas as inscrições para o Edital de Chamamento do projeto “Olhares – Oficinas audiovisuais”, uma chamada pública que vai selecionar duas Organizações da Sociedade Civil para a realização de 24 oficinas e seis mostras audiovisuais no município da Serra. As oficinas serão voltadas para jovens de 12 a 29 anos, domiciliados em seis bairros com maior índice de vulnerabilidade social.

Na capacitação em audiovisual, os jovens vão aprender desde roteiro até a edição, passando por noções de filmagem, fotografia e produção. Haverá ainda oficinas de animação em audiovisual, elaboração de projetos e formação cineclubista.

A ideia é que em cada um desses bairros se crie um núcleo de produção audiovisual. A iniciativa cumpre metas estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, como a que trata da democratização do acesso à cultura, que tem como uma das estratégicas “diversificar as políticas culturais para atender às diversas faixas etárias e gêneros, com ênfase na integração familiar e social, inclusive com atividades artístico-culturais no ambiente escolar e em espaços comunitários, visando a ampliar a fruição cultural, com atenção para as áreas de vulnerabilidade social”.

O chamamento público do projeto “Olhares – Oficinas audiovisuais” foi viabilizado pelo Convênio Federal Nº 868711/2018, firmado entre o Governo Federal, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura/Secretaria do Audiovisual (SAv), e o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

O investimento é de R$ 307.844,00. Uma Organização da Sociedade Civil será selecionada para a realização das oficinas e a outra para as mostras. Cada Organização da Sociedade Civil poderá apresentar apenas uma única proposta, isto é, entre os dois lotes existentes, a OSC vai ter de optar para qual lote encaminhará a proposta. As Organizações deverão apresentar propostas entre o dia 04 de maio e o dia 03 de junho, por meio do Mapa Cultural.

O Chamamento faz parte do ES+Criativo, programa estadual de desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo incorporado ao Plano Plurianual do Governo do Estado e coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secult.

Telefone para dúvidas: (27) 3636 7052 atendimento de 9h às 18h.

Confira o edital na íntegra:

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO SECULT Nº 005-2022 - PROJETO OLHARES
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

3 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

9 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

10 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

21 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

24 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás