Categories: Notícias

Com estudo pronto, prefeitura promete melhorias no Queimado

O custo das intervenções vai cobrir o reforço das paredes da igreja. Foto: Divulgação

Melhoria e o reforço das paredes das ruínas da igreja de São José do Queimado, palco da maior revolta de escravos do Espírito Santo, ocorrida em 1849, estão perto de saírem do papel. Isto porque, a prospecção arqueológica realizada no local já foi finalizada pela A Lasca Consultoria e Assessoria em Arqueologia, empresa contratada pelo município para fazer trabalho.

Conforme divulgado pela Prefeitura da Serra, após esta etapa, deve ser enviado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um relatório desse trabalho para que o órgão autorize as intervenções. Na ocasião, foi divulgada uma estimativa de que as obras se iniciem em três meses após a entrega desse relatório, segundo o titular da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Alessandre Motta Rios.

A assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra não soube precisar quando o relatório será entregue ao Iphan, disse apenas que será “em breve”.  A assessoria acrescentou que os pesquisadores encontraram pequenos artefatos. Estes serão tratados pela A Lasca e posteriormente entregues à prefeitura que irá deixá-los em exposição permanente no Museu Histórico da Serra.

Só esse estudo custou R$ 214 mil. O reforço das paredes e a instalação de plataformas na entrada e interior da igreja para permitir a visitação sairá a R$ 1,2 milhão. Segundo a Prefeitura será elaborado um termo de cooperação em que o Sindicato do Comércio Atacadistas e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) irá contratar a empresa e arcar com a obra.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

5 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

7 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

12 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

14 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

15 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

16 horas atrás