Especial: pandemia de coronavírus

Com circulação da BQ.1 e aumento de casos de Covid-19, Serra reforça testagem

Desde o início da pandemia, a Serra registra 139.343 pessoas que já se contaminaram com o vírus. Crédito: Divulgação

Com o primeiro caso confirmado da subvariante da Ômicron BQ.1 no Espírito Santo, a Prefeitura da Serra está intensificando a testagem de moradores do município.

O caso foi confirmado pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, no último dia 7.  De acordo com dados do Painel Covid-19 do ES, a Serra está há 60 dias sem registrar mortes por coronavírus. Já os casos confirmados estão batendo a casa das 139.343 pessoas que já se contaminaram com o vírus.

A Secretaria de Saúde da Serra está reforçando os locais disponíveis de testagem da Covid-19 e não há necessidade de agendar. No caso de sintomas ou contato com algum paciente com sintomas gripais, é recomendado que procure os serviços e descarte a suspeita e proliferação da doença.

De segunda a sexta, das 8h às 13 horas, as equipes de saúde que atuam no Laboratório Central Municipal, localizado em Jardim Limoeiro, realizam tanto o teste rápido, também conhecido como antígeno, quanto o RT-PCR. Mais informações pelos seguintes telefones: 3338-6745, 3338-6869.

A testagem também é feita em algumas Unidades de Saúde, de acordo com a capacidade técnica e horário de cada equipe.

É necessário apresentar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. No caso do teste rápido, o resultado sai em 10 minutos. Já, no caso do RT-PCR, em 48 horas.

Uso obrigatório de máscara

O uso de máscara continua obrigatório nos equipamentos de saúde da Serra. Em abril deste ano, a Secretaria de Saúde da Serra publicou, no Diário Oficial, o decreto nº 2.689 (11 de abril de 2022), que estabelece a manutenção do item individual de segurança, apesar da flexibilização para seu uso em outros locais, sejam eles abertos ou fechados.

O documento mantém a obrigatoriedade do uso da máscara para acessar e permanecer nas Unidades Assistenciais de Saúde, como: Unidades de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), Laboratório Central Municipal, Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O decreto também inclui sua obrigatoriedade em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

3 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

7 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

8 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

1 dia atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás