21.1 C
Serra
domingo, 25 de outubro de 2020

Com brinquedos educativos e livros sensoriais, psicóloga estimula desenvolvimento de crianças

Leia também

‘Friozinho’ com comida boa e lazer nos restaurantes do agroturismo da Serra neste domingo

Domingo é dia de relaxar com a família, mas, em dias chuvosos, não dá pra ir em qualquer lugar....

Atenção motoristas! Trechos da Norte Sul estão com grande acúmulo de água na Serra

Os motoristas que precisarem passar pela Norte Sul, na Serra, devem ficar atentos com alguns pontos de possíveis alagamentos....

De novo! Fortes chuvas causam alagamentos em trechos da BR-101 na Serra

O fim de semana está sendo de chuva forte para vários municípios capixabas, incluindo a Serra. E na cidade,...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Maiara Pirovani é formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre e moradora da Praia da Baleia. Foto: Divulgação

Moradora de Manguinhos, na Serra, Maiara Pirovani, que é artesã e psicóloga, criou um projeto diferenciado voltado principalmente para crianças. Com o projeto ‘Desenvolvendo Carinho’, a profissional formada em psicologia há nove anos pela Fafia (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre), no interior do Estado, busca por meio de suas redes sociais, livros sensoriais e seus brinquedos educativos auxiliar pais ou responsáveis, terapeutas e educadores, a ensinar e estimular os pequenos de maneira atrativa por meio de brincadeiras. AO TEMPO NOVO, ela conta que tudo começou na pandemia do novo coronavírus e explica como funciona seu trabalho e os benefícios que suas atividades podem trazer à toda família.

Como funciona seu trabalho?

O conteúdo do meu trabalho é para os adultos e os brinquedos são para as crianças. Mas se paramos para pensar, quando estamos ali brincando, aquele brinquedo também é parte do adulto. O adulto também se diverte, junto com a criança.  E quando o brinquedo é para entreter a criança enquanto os pais têm seu tempo, de certa forma, o brinquedo ou o livro vai beneficiar os pais. Então é para a família.

Como iniciou esse trabalho?

Eu sempre gostei de artesanato e este ano meu sobrinho iria começar na creche, e por conta da pandemia não foi possível. Comecei a ficar incomodada com isso, e pensei em como eu de casa poderia auxiliar os pais a estimular o desenvolvimento das crianças, sem depender das telas de computadores e smartphones que são tão prejudiciais principalmente para criança, atrasando o desenvolvimento e a socialização.  E lembrei um brinquedo de feltro que um dia eu tinha visto, e comecei a me interessar e me apaixonar por essa ideia. Gosto da ideia de educar a criança brincando, com leveza, sem obrigação. Conduzindo a criança através do brincar, estimulando o aprendizado com brincadeiras, de uma forma agradável e lúdica, assim surgiu o “Desenvolvendo Carinho”.

Qual o objetivo deste trabalho que você desenvolve?

Auxiliar o aprendizado e a estimulação do desenvolvimento humano brincando. Através dos pais/responsável, terapeutas e educadores.

Como é o trabalho? O que você usa?

As minhas peças são confeccionadas em feltros e algumas em tecidos. Antes faço uma higienização nos tecidos e faço um tratamento para o feltro ficar mais firme e não criar bolinha facilmente. Ao desenvolver uma página de um livro ou um brinquedo, gosto de pensar no benefício que essa atividade vai proporcionar a criança, em quais habilidades vai ajudar a desenvolver.

Quais os benefícios?

O Desenvolvendo Carinho ajuda a desenvolver a memória (nome dos animais, números,..), a estimular os sentidos, as percepções das crianças (nas cores, no conceito de igualdade,..), a fala e a  criatividade (ao contar a história, criar nomes,…), a psicomotricidade (com a coordenação motora fina, coordenação viso-motor, lateralidade, entre outros…) a interação com o meio e com o outro como pessoa, e muito mais. Assim eu crio e confecciono o meu material básico.

Todo o material é personalizado?

Tem os materiais personalizados quando alguém pede, eu gosto de saber um pouco mais sobre a criança, qual a idade, o que gosta de fazer, quais as facilidades e dificuldades dela, se tem algum problema especifico que precisa de atenção e preparamos um livro ou brinquedo mais direcionado. Por exemplo, um cliente me encomendou um livro para a filha da amiga, que é uma criança com cerca de dois anos, que gosta de borboleta e que tem dificuldade com as mãos.  Eu fiz um livro e na página inicial coloquei uma borboleta que com o velcro solta da página, as asas com ilhós para passar um cordão, ou seja, só na capa já trabalhei vários aspectos da psicomotricidade, com o que ela mais gosta que é a borboleta, além de todo o conteúdo do livro que trabalha outras questões.

Maiara idealizou o Desenvolvendo Carinho durante a pandemia do novo coronavírus. Foto: Divulgação

O trabalho é direcionado para qualquer criança? Ou tem limite de idade?

Cada criança é única e o desenvolvimento dela é individual e depende de vários aspectos. Apensar de ter o marco de desenvolvimento infantil, que nos dá um parâmetro para dizer essa criança deve fazer tais atividades com tal idade. Penso que com os livros sensoriais e o brinquedo educativo independentemente da idade, ele vai ajudar sim de alguma maneira, seja no desenvolvimento, seja em alguma habilidade especifica, ou seja, para estimular a imaginação e a criatividade. Ainda que uma criança não vá conseguir executar alguma atividade, ela pode vir a conseguir aquilo com o tempo e aproveitar o livro ou o brinquedo de outras formas. O que vai depender é se ela vai brincar sozinha ou acompanhada por uma criança, ou com um adulto que estimule e conduza a brincadeira para que ela possa entender melhor, e aos poucos ela vai tendo a maturidade e a independência para brincar sozinha.

Adultos e idosos também podem fazer uso do material?

Geralmente nós indicamos os livros e os brinquedos para crianças por conta do desenvolvimento que ela terá que enfrentar, mas esses materiais também servem para adultos e idosos que perderam a capacidade do seu desenvolvimento ou é portador de alguma síndrome.

Confira como adquirir o material do Desenvolvendo Carinho

Instagram: @desenvolvendo_carinho

Facebook: Desenvolvendo Carinho  

WhatsApp celular: (27) 9.9577-5047

Email: [email protected]

 

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Atenção motoristas! Trechos da Norte Sul estão com grande acúmulo de água na Serra

Os motoristas que precisarem passar pela Norte Sul, na Serra, devem ficar atentos com alguns pontos de possíveis alagamentos. Acontece que, em alguns locais,...

De novo! Fortes chuvas causam alagamentos em trechos da BR-101 na Serra

O fim de semana está sendo de chuva forte para vários municípios capixabas, incluindo a Serra. E na cidade, os motoristas precisam ficar atentos...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!