Meio Ambiente

Cobra venenosa invade casa na Serra, deixa moradores apavorados e biólogo alerta: “ela é mortal”

Foto: Divulgação

Uma cobra da espécie jararaca acabou causando alvoroço entre moradores da comunidade de Barcelona, na Serra, durante esta semana. A serpente venenosa invadiu a residência de uma família do bairro e foi encontrada no canto da sala de estar. Apesar do seu tamanho, o animal ainda é um filhote.

Assim que viu a cobra, a proprietária da residência ligou, muito assustada, para a equipe plantonista da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma). Segundo os fiscais que trabalharam no resgate, havia três pessoas na residência, sendo uma idosa, além de dois cachorros. Ninguém foi atacado pela cobra, que mede cerca de 90 centímetros.

A situação ocorreu por volta das 21 horas e, após a avaliação, a espécie foi devolvida ao seu habitat natural, nas proximidades da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném, na região de Barcelona. Inclusive, vale ressaltar, que é corriqueiro a entrada de cobras e outros animais silvestres nas casas do bairro devido à extensa área verde no entorno.

O biólogo Cláudio Santiago dá dicas de como agir se a pessoa observar um desses animais na sua residência. “Nunca tente conter uma serpente. Se for a jararaca, chame imediatamente a Polícia Ambiental. Ela é mortal, dependendo do tamanho da pessoa, criança principalmente. Não adianta, nunca seremos mais rápido do que o bote desta cobra; apenas um arranhão do dente dela, a pessoa já terá problema sério, perda de tecido, entre outros problemas. Nem com a cobra morta deve-se tocar nela, porque o veneno ainda está ali presente”, destaca.

Ainda de acordo com os fiscais do Meio Ambiente, no período de chuvas é muito comum as cobras saírem de seu habitat, sobretudo em busca de alimento. Por conta disso, é necessário que os moradores fiquem em alerta e saibam como agir ao se deparar com um animal.  As principais dicas são:

  • Se afaste;
  • Isole a área;
  • Faça contato imediato com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321.
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comissão do Senado aprova projeto que retoma seguro DPVAT e libera R$ 15 bilhões

THAÍSA OLIVEIRA A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta terça-feira (7) o projeto que recria o…

22 minutos atrás

Ciclista pedala na contramão e bate de frente com outro na Serra

Uma ciclista ficou ferida na manhã desta terça-feira (7) na Avenida Lourival Nunes, em Jardim Limoeiro, na Serra, após colidir…

48 minutos atrás

Time de humoristas promove edição de standup gratuita para mães na Serra

O projeto de stand-up comedy "Comédia de Quinta" apresentará um time de peso nesta quinta-feira (9), com entrada gratuita para…

3 horas atrás

Moradora da Serra escreve livro infantil sobre seu filho: “Pérolas do João Lucas”

João Lucas, uma criança da Serra, agora é a estrela de um novo livro infantil. Intitulado "Pérolas do João Lucas",…

3 horas atrás

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

19 horas atrás