Categories: Esporte

Clube de Manguinhos é referência nacional em tênis para cadeirante

 

A equipe do Aest é a campeão brasileira. Foto: Divulgação

No feriadão prolongado da última semana, a Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão  (Aest) em Manguinhos recebeu o Campeonato Brasileiro de Tênis em Cadeira de Rodas. E a campeã foi uma equipe da Serra, formado por atletas da própria Aest.

Não é toa que o clube vem se tornando referência nacional de tênis para cadeirante. Tanto que a Aest recebeu o Campeonato ano passado e sediará também em 2019 e 2020. Quem conta é o treinador da equipe serrana campeã, Carlos Eduardo Wiederspahn. 

“A Aest conseguiu através do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), entidade que representa os clubes, verba e o requisitos necessários e para sediar o Campeonato por quatro anos. E para viabilizar isso tudo conta com parceria da Arcelor (siderúrgica instalada na Serra)” , detalha. 

Dos seis paratletas da equipe vencedora, quatro são moradores da Serra.  E dois ganharam medalhas de prata: Felipe Ramos Barbosa, de Valparaíso, na categoria Quad, que é disputada por atletas com alguma deficiência nos membros inferiores e superiores. Já o outro serrano que ganhou a prata, foi Breno Sales Grigorio, de Jacaraipe, na categoria Juniors. Os demais serranos da equipe são  Gustavo Adriano dos Santos, de Jardim Carapina, e Marcos Felipe Pereira, de Serra Dourada.  

Além dos resultados dos serranos, o Aest garantiu outras três medalhas de ouro, o que deu o título de campeã geral a equipe. A competição contou com equipes de outros estados como de São Paulo, do Ceará e de Santa Catarina.
Outros esportes

Além do tênis, outros esportes paralímpicos são praticados por moradores da cidade. O próprio Felipe Ramos, de Valparaíso, faz surf na escola do Juliano Moulin em Jacaraípe, pratica ciclismo no Parque da Cidade e noutros pontos com ciclovia pela Serra.
“Outro local onde há prática de esportes paralímpico na cidade, é a Estação Conhecimento, da Vale, onde acontece atletismo. Também tem alguns deficientes visuais que correm no Parque da Cidade.  Chegou a ter natação na Serra, mas hoje só há no Alvares Cabral, em Vitória”, revela Felipe.

A Serra tem paratleta de nível internacional: Eloísa Miranda, do tiro esportivo, e Renata Bazone, do atletismo, com medalha em Pan – Americano e participação na Paralimpíada do Rio em 2016.

Tags: aesttênis
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

9 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

12 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

17 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás