Clube de Leitura Luz Del Fuego: conectando pessoas pela leitura

Por Mateus Pedrini

COMO SURGIU O PROJETO?  

Nesse tempo de pandemia, em que manter o isolamento social tem sido uma necessidade para a nossa sobrevivência, a leitura surge como uma possibilidade de nos conectarmos. Pensando nisso, nós, residentes literários do CENTRO CULTURAL ELIZIÁRIO RANGEL, decidimos criar um Clube de Leitura, que possa juntar pessoas, por meio da leitura compartilhada.

QUEM É LUZ DEL FUEGO?

O CENTRO CULTURAL sempre gostou de batizar seus espaços e projetos com nomes de pessoas que participaram da história do Espírito Santo, nomes que precisavam e ainda precisam ser mais conhecidos e reconhecidos por nós, capixabas. Foi por isso que optamos por alguém que sabíamos que seria A CARA DO PROJETO: LUZ DEL FUEGO. Ela ficou conhecida como a “moça que dançava nua com as cobras”. LUZ, porém, é muito mais do que isso: era feminista, naturista, quebrava convenções em suas performances e fazia diferença no cenário cultural capixaba e no Brasil. Deu nome, inclusive, a uma canção de Rita Lee com a banda Tutti Fruti (eu, particularmente, gosto bastante dessa música). O que poucas pessoas sabem é que LUZ DEL FUEGO também foi escritora, mostrando para nós que as pessoas são muito mais do que a gente imagina: era a figura perfeita para o projeto que começávamos a esboçar.

 

Para conhecer mais sobre a Luz Del Fuego, leia LUZ DEL FUEGO EM LITERATURA DE CORDEL, do professor e escritor cachoeirense, AÉLCIO DE BRUIM, que tem vários livros publicados. Pedidos podem ser feitos pelo Facebook do autor.

A PRIMEIRA “CONVIDADA”

Com a proposta de intercalar debates coletivos de contos e poesias, o CLUBE DE LEITURA LUZ DEL FUEGO é uma possiblidade de interação e troca nesses tempos em que estamos obrigados a ficar em casa: podemos nos conectar por meio da leitura, dos livros que temos em casa, podemos sim compartilhar ideias a partir dos livros. Com esse intuito, decidimos iniciar nosso projeto com o livro de contos SEMINÁRIO DOS RATOS, da autora LYGIA FAGUNDES TELES. Lygia é conhecida como “a dama da literatura brasileira” e sua obra, que intercala romances, contos e crônicas, fala, dentre tantas outras coisas, da vida urbana e das vivências das mulheres no Brasil. Sempre achei os títulos de suas obras muito instigantes: “Ciranda de Pedra”, “Antes do Baile-verde” … Ora, como roda uma ciranda de pedra? Por que o baile de Lygia tem cor? É aquele tipo de título que dá vontade de ler só por conta do nome…

SEMINÁRIO DOS RATOS

Esse é o título do livro de Lygia, escolhido para o nosso primeiro encontro no CLUBE DE LEITURA LUZ DEL FUEGO. O livro é uma coletânea de contos lançada em 1977 pela autora. São 14 histórias que viajam entre o fantástico e a realidade, mostrando que o mundo em que vivemos é habitado por situações absurdas e curiosas. Lançado em plena ditadura, SEMINÁRIOS DOS RATOS traz uma crítica ao que vivíamos naquela época e que não está distante do que vivemos nos dias de hoje…

 

NOSSO CONVITE

Deixamos aqui o convite para que você esteja conosco todos os SÁBADOS de ABRIL, às 16 horas. Nesses dias, faremos um encontro no GOOGLE MEETS para conversarmos sobre os contos do livro SEMINÁRIO DOS RATOS. Para participar do nosso clube, é só clicar aqui e fazer sua inscrição. Confira o CRONOGRAMA de nossas atividades no mês:

03/04 – Capítulos 01 ao 03 (As Formigas / Senhor Diretor / Tigrela)

10/04 – Capítulos 04 ao 06 (Herbarium / A Sauna / Pomba Enamorada ou Uma História de Amor)

17/04 – Capítulos 07 ao 10 (WM / Lua Crescente em Amsterdã / A Mão no Ombro / A Presença)

24/04 – Capítulos 11 ao 13 (Noturno Amarelo / A Consulta / Seminário dos Ratos)

Lembrando Mario Quintana, como “Dupla delícia, O LIVRO TRAZ A VANTAGEM DE A GENTE PODER ESTAR SÓ E AO MESMO TEMPO ACOMPANHADO. Vamos?

 

 

 

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

11 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

16 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

16 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

17 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

2 dias atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

2 dias atrás