Notícias

Cinco alimentos que inflamam o corpo e agravam doenças

Adotar uma alimentação correta e equilibrada é um dos pilares de uma vida saudável. Por outro lado, alguns alimentos são muito prejudiciais, pois favorecem inflamações no organismo, contribuindo para o desenvolvimento de enfermidades e agravando os sintomas de doenças crônicas.

O consumo excessivo desses alimentos contribui para o desequilíbrio do organismo e ainda pode provocar o desenvolvimento de doenças, como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão e diversos tipos de câncer.

Quem já enfrenta doenças crônicas deve ter ainda mais cautela ao ingerir esses alimentos. Como eles desencadeiam o processo inflamatório, pioram os sintomas dessas enfermidades.

Uma dessas condições é o lipedema, doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura nas pernas e braços, e atinge principalmente o sexo feminino. O problema ainda não tem cura, mas um dos pilares do tratamento é a alimentação anti-inflamatória.

“O consumo de alimentos inflamatórios, como ultraprocessados, frituras, comidas ricas em muito açúcar e sódio, por exemplo, piora os sintomas do lipedema, que são dores, exaustão e inchaços, alterações no sono e até dificuldades na mobilidade, em razão do excesso de gordura nas pernas”, informou a nutricionista Thamires Pralon Favato.

A médica endocrinologista do Instituto Lipelife, Lusanere Cruz, alerta sobre o consumo de alimentos ultraprocessados e embutidos. “Biscoitos, refrigerantes, chips, embutidos, enlatados, sorvetes, doces industriais e fast foods são os verdadeiros vilões, pela adição de gordura hidrogenada, sódio, açúcar, conservantes e corantes”.

Outro exemplo é a endometriose, doença inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas na menstruação, migram para o ovário ou para cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. A condição pode ser muito dolorosa, causando principalmente cólicas fortes e exaustão, e também é agravada com a má alimentação.

+ Secreção vaginal nas gatas, o que pode ser?

“No caso de doenças crônicas, uma dieta saudável contribui para o alívio dos sintomas e, consequentemente, promove maior qualidade de vida dos pacientes. Já o consumo de alimentos inflamatórios, além de piorar essas condições,  aumenta o risco do desenvolvimento de outras enfermidades, como diabetes, doenças intestinais, cardiovasculares, entre outras”, alertou a nutricionista.

Apesar dos cuidados com a dieta, a endocrinologista Lusanere Cruz ressaltou que nenhum macronutriente ou micronutriente, como  carboidratos, gorduras, proteínas, fibras e vitaminas, deve ser eliminado da dieta, já que ela será para toda a vida.

“O que se preconiza é o menor consumo de carboidrato, escolher gorduras naturais não saturadas e dar preferência para alimentos não processados e integrais. Se algum alimento específico faz mal para uma determinada pessoa, outro do mesmo grupo deve ser escolhido”, ponderou a médica.

É importante lembrar que toda dieta deve ser prescrita por um profissional especializado, pois os alimentos podem provocar efeitos diferentes em cada pessoa. “O que é causa de inflação em uma paciente, pode não ser em outra”, esclarece a endocrinologista Lusanere Cruz.

Confira 5 alimentos inflamatórios que pioram doenças crônicas

1 – Ultraprocessados: alimentos embutidos, como salsicha, presunto, bacon e mortadela, são ricos em gordura saturada, gordura trans e outros componentes nocivos à saúde, agravando a inflamação.

2 – Açúcar: é considerado um alimento altamente inflamatório que, além de piorar os sintomas de doenças crônicas, como o lipedema, favorece o excesso de peso e o surgimento de diversas doenças.

3 – Alimentos ricos em sal: o excesso de sal na dieta pode levar à retenção de líquidos, agravando alguns sintomas, como inchaço, bastante ligado ao lipedema.

4 –  Carboidratos refinados: alimentos à base de farinha branca e glúten, como pães, biscoitos e bolos.

5 – Bebidas alcoólicas

 Fontes: médica endocrinologista Lusanere Cruz e nutricionista Thamires Pralon Favato, do Instituto Lipelife.
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Circo, música e teatro de graça no ginásio de Barcelona no sábado

O bairro Barcelona, na Serra, se prepara para receber mais uma edição do Projeto Lona de Cultura e Arte neste…

1 hora atrás

Pablo lança pré-candidatura a prefeito ao lado de autoridades e apoiadores

Autoridades estaduais e locais, além de populares, prestigiaram a prestação de contas do mandato do deputado estadual de Pablo Muribeca…

15 horas atrás

Motociclista sofre afundamento de crânio e tornozelo quebrado em grave acidente na Serra

Um motociclista de 33 anos ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo um caminhão nas proximidades do bairro Nova Zelândia,…

18 horas atrás

Pesquisa revela que Vidigal está bem avaliado e seria o favorito nas urnas

Embora o prefeito Sergio Vidigal tenha anunciado que não disputará a reeleição este ano, ele continua sendo uma figura proeminente…

18 horas atrás

Se maternidade fosse paga, qual seria o salário de uma mãe?

Mulheres que ficam em casa em tempo integral cuidando dos filhos, geralmente são vistas como “pessoas que não trabalham”, considerando…

19 horas atrás

Inteligência artificial será tema da terceira edição do conecta.ceo

A inteligência artificial (IA) é tema recorrente na atualidade. Seja para trazer avanços em diversas áreas, seja para apresentar novas…

19 horas atrás