Categories: Economia

Cidade vai receber 18 mil visitantes de 54 países na feira de rochas

Visitantes na edição realizada ano passado em Carapina: Serra tem 200 empresas do setor de rochas ornamentais e é responsável por 25% de toda a exportação nacional. Foto: Divulgação

Dona do maior parque beneficiador e exportador de rochas ornamentais do Brasil, a Serra recebe entre terça (11) e sexta-feira (14) a Vitória Stone Fair | MarmomacLatin America. Da empresa organizadora da feira, Flávia Milanezi disse que o evento deve atrair 18 mil pessoas de 54 países, além de 225 expositores, entre empresas do setor de rochas, fornecedores de máquinas, equipamentos e prestadores de serviço.

Flávia não faz estimativa do quanto o evento deve gerar em negócios, mas destaca que eles começam antes mesmo dos dias da feira e se estendem meses após com os contatos proporcionados. Sem contar que a presença de visitantes, expositores e prestadores de serviço movimentam outros setores da economia local.  “Ficam hospedados em hotéis, usam táxis, locam veículos, vão a restaurantes e farmácias”, enumera.

Flávia calcula que a realização da feira no Pavilhão de Carapina deva gerar três mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos. “Para os 240 expositores, há de equipes de montagem dos estantes até contratação de recepcionistas. Empresas abrem cadastros para recepcionistas bilíngues nesta época. Tem o pessoal do buffet. Fora a nossa equipe fixa, que atua na organização”, enumera.

A organizadora destacou, ainda, que a Vitória Stone Fair acontece desde 2003 no Pavilhão de Carapina. Na última quarta-feira, a assessoria de imprensa da feira informou que 15 dos 17 expositores chineses cancelaram a participação nesta edição por conta da epidemia de coronavírus. As duas empresas da China que mantiveram a agenda virão com funcionários que estão em outros países. A organização disse que haverá álcool em gel e distribuição de máscaras para os visitantes, caso queiram. E terá, ainda, equipe médica de plantão.

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do ES (Sindirochas), da Serra saíram 25,3% das exportações do Brasil – quarto maior produtor mundial – em 2019, movimentando U$ 256 milhões (R$ 1,08 bilhão). Segundo a entidade, de tudo que foi exportado pela Serra, 86,2% foram de rochas manufaturadas e 13,8%, de rochas brutas (blocos). O principal destino foram os Estados Unidos. Cerca de 200 das 1,6 mil empresas do setor no ES estão na Serra.

Segundo a Prefeitura, o setor proporciona uma arrecadação anual de R$ 10 milhões em ISS e ICMS (quota parte) para o município. A Prefeitura informa, ainda, que o setor gera 25 mil empregos diretos e indiretos na cidade.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

3 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

15 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

17 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

21 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

23 horas atrás