Categories: Notícias

Cidade tem pelo menos 13 bairros com áreas de risco

Alagamento na região de José de Anchieta II e Jardim Tropical em 2013. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Gabriel Almeida

Se a secura que castiga o estado há três anos não se repetir nesta primavera, as chuvas devem aumentar de intensidade nas próximas semanas. E com elas, os riscos de alagamentos e deslizamentos.  Segundo a Defesa Civil do município, há pelo menos 13 bairros com áreas de risco no município e que estão sob monitoramento.

Através da assessoria de imprensa, a Defesa Civil explicou que este número não é fixo, “devido à ocorrência de chuvas e consequências de ocupações irregulares ou um acidente, por exemplo, por isso a lista tem de ser revisada constantemente”.

Por ora, frisa a assessoria, há áreas sujeitas a deslizamento em Planalto Serrano, José de Anchieta II, Nova Carapina,bairrodas Laranjeiras, Lagoa, Residencial, Carapina Grande, Cidade de Pomar, Belvedere, Vila Nova de Colares e em Jardim Tropical. Para reduzir os riscos em Anchieta II, o município concluiu recentemente um muro de arrimo no local conhecido como Garganta do Diabo.

Já os bairros que onde existem áreas de risco de alagamentos são Eldorado, Vila Nova de Colares, Serramar, Feu Rosa e na grande Jacaraípe nas áreas mais próximas ao rio que dá nome a localidade.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o monitoramento dessas regiões é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por membros do próprio órgão e também por gente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Obras. Segundo a prefeitura, esta equipe visita as áreas de risco e atualiza as informações.

No início da semana uma chuva de moderada intensidade atingiu a Grande Vitória. Dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) indicam que alguns pontos chegou a chover mais da metade do volume esperado para o mês de outubro, cuja média oscila de 120 a 150 milímetros (mm).

De acordo com o órgão, as chuvas em outubro na Grande Vitória devem ficar um pouco abaixo do normal, padrão que deve se repetir no norte e noroeste do ES. Só nas regiões serrana e sul é que são aguardadas chuvas dentro do padrão histórico.   

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

11 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

13 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

18 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

20 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

21 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

22 horas atrás