Categories: Economia

Cidade tem mil vagas de trabalho para o varejo em dezembro

Loja de roupas em Laranjeiras: varejo abre vagas temporárias, mas costuma efetivar 30% dos contratados. Foto: arquivo TN/Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

O aumento no consumo causado pela chegada das festas de fim de ano, além de uma pequena melhora na economia, em comparação a 2016, devem gerar cerca de 1 mil vagas temporárias na Serra. E para quem ainda está desempregado, esta é a hora de colocar o currículo na bolsa e sair em busca de uma oportunidade, até porque muitos dos contratados acabam sendo efetivados no final do período.

De acordo com o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as lojas e supermercados são os setores que mais contratam nesta época do ano. “Só na Serra, as contratações temporárias devem gerar 1 mil vagas, especialmente nas vendas diretas de roupas, calçados, acessórios e supermercados. Este ano a Black Friday apontou uma melhora no comércio e a expectativa é de haja um crescimento de 5% de empregos”, opina.

Para o presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), João Falqueto, o setor na Serra já fez ótimas contratações e o fim do ano vai aumentar em mais 5%. “Tivemos a abertura de duas novas redes e ampliação de três lojas, que gerou muitos empregos este ano na Serra. E para o fim do ano o setor deve aumentar em 5% as contratações e a metade dessas vagas devem se tornar definitivas”, afirma.

A Federação do Comércio do estado (Fecomércio) entende que o pior da crise já passou e aposta no crescimento do setor. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, para este anosão previstas 5 mil contratações temporárias até dezembro em todo o Estado (considerando a partir de setembro) e destas, cerca de 1,5 mil (30%) devem se tornar efetivas.

A expectativa, ainda segundo a Fecomércio, é de que as vendas apresentem uma alta de 2,3% e uma movimentação de R$2,7 bilhões no varejo. O número parece pequeno, mas em comparação aos dois últimos que registraram queda (-7,9% em 2016 e -10,4% em 2015) aponta um crescimento considerável.

Como conseguir

Nesta época do ano, quem quer se candidatar a uma vaga temporária precisa ‘bater perna’ com o currículo debaixo do braço. Isso porque a maioria dos estabelecimentos deixa avisos na própria loja a necessidade de contratação.

Outra opção é procurar o Centro Regional de Assistência Social (Cras) e verificar as vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás