Categories: Arquivo

Cidade tem mês menos sangrento em 10 anos, diz PM

Homem encontrado morto no último dia 7 de julho no lixão de Taquara II. Foto: Divulgação leitor

Thiago Albuquerque

Do dia primeiro de janeiro até à tarde da última quinta (14) 148 pessoas foram assassinadas na Serra. De janeiro a junho, foram 142 casos, contra 172 homicídios no mesmo período do ano passado, uma redução de 17%. Apesar de ainda altos, os números vem refletindo uma tendência de queda da violência nos últimos meses.

Tanto que os 15 assassinatos contabilizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em junho na Serra, colocam o mês como o menos violento dos últimos dez anos neste quesito.  Esta informação é do comando da PM na cidade.

Para o secretário de Defesa Social do município, Nylton Rodrigues, está havendo maior integração entre os órgãos de segurança pública.  “A integração da Prefeitura, das Polícias Militar e Civil, Ministério Público e Judiciário está dando resultados positivos. No próximo dia 25 de julho começa o curso de formação da Guarda Municipal, que é mais uma ação para contribuir para a redução da criminalidade”, adianta.

Responsável pelo policiamento do município, o comandante do 6º Batalhão da PM, Tenente-Coronel Welinton Ribeiro, fez coro ao discurso do secretário Nilton a respeito da integração entre os órgãos. E também atribuiu a redução à polêmica Lei dos Bares, que limita o funcionamento desses estabelecimentos nas madrugadas da cidade.

Coincidência ou não, nos meses mais frios como junho, o número de homicídios recua.  Para o pesquisador especialista em Segurança Pública, Pablo Lira, o clima pode até ter influência na queda, mas não é o fator decisivo.

“Os crimes estão associados às características estruturais, sociais, culturais e econômicas dos indivíduos e da coletividade. Fatores ambientais, como um dia chuvoso, podem reduzir a circulação de pessoas nas ruas. A probabilidade de um crime ocorrer aumenta se três condições convergirem: existência de um ator motivador, uma vítima em potencial e um ambiente favorável”, explica.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

8 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

9 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

10 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

10 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

10 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

11 horas atrás