Categories: NotíciasSaúde

Cidade tem 10 casos de supergripe e uma morte

Por conta da greve dos caminhoneiros, a vacinação para os grupos prioritários foi prorrogada até o próximo dia 15 de junho nas unidades de saúde. Foto: Agência Brasil

Gabriel Almeida

A Serra já confirmou 10 casos de supergripe no município em 2018. De acordo com a última atualização divulgada pela prefeitura, existem ainda 66 casos suspeitos que estão em investigação.  Dentre os casos confirmados, 1 evoluiu a óbito por H3N2, um dos vírus geradores da doença.

Cerca de 84 mil pessoas foram vacinadas contra a influenza na Serra. A expectativa era que 101 mil moradores fossem imunizados até o dia 1º desse mês, o que não aconteceu.  Mas com a greve dos caminhoneiros, o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação até o próximo dia 15 de junho.

Na Serra imunização segue sendo feita nas 38 unidades de saúde da Serra. Nas regionais (Jacaraípe, Novo Horizonte, Feu Rosa, Serra-Sede, Serra Dourada e Boa Vista), das 7h30 às 16h30. Nas demais unidades, de acordo com o horário da sala de vacinação de cada uma.

Só pode se vacinar pessoas do grupo prioritário que foi definido pelo Ministério da Saúde: pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores regentes em sala de aula, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de comorbidades (pessoas com duas ou mais doenças).

Febre do Nilo é nova ameaça à saúde

Nos últimos dias, o Espírito Santo registrou o primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental em cavalos. A doença foi registrada em uma propriedade em São Mateus e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) teve conhecimento a partir da notificação de óbito em cavalos na região, o que chamou atenção dos técnicos responsáveis na Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e desencadeou o trabalho de investigação dos casos. O exame confirmatório foi realizado pelo Instituto Evandro Chagas, laboratório oficial do Ministério da Saúde.

A Febre do Nilo é uma doença viral que acomete vários animais e também humanos. A transmissão ocorre pela picada de mosquito. Humanos e equídeos (Cavalos, mulas e burros) não são capazes de infectar os mosquitos responsáveis pela transmissão da doença e nem passar um para o outro.

A Sesa disse que como se trata de uma zoonose, ou seja, a doença pode ser transmitida aos seres humanos, o caso tem sido acompanhado juntamente com o Idaf e caso haja ocorrência em humanos, o diagnóstico e o tratamento poderão ser feitos em tempo oportuno

Não há registro da doença em humanos no Espírito Santo. Já a Secretaria de Saúde do município da Serra disse que até o momento, a Serra não recebeu nenhuma orientação do Ministério da Saúde a respeito da doença. Não existem casos suspeitos nem confirmados da doença na cidade.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

22 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás