Categories: Política

Cidade só pode receber areia com minério se for para reciclar

Areia com minério em Camburi só poderá vir para Serra se for reciclada. Foto: Arquivo TN

Os vereadores derrubaram um veto do prefeito Audifax Barcelos (Rede) ao Projeto de Lei 130/2019, que, na prática, proibia o descarte de rejeitos contendo minério de ferro na Serra. Mas abre a possibilidade de que o material venha para o município, desde que possa receber manejo para reciclagem.

A proposta, agora, terá que ser sancionada pelo Poder Legislativo. Ela visa afastar a possibilidade de a mineradora Vale descartar, em algum aterro, as toneladas de rejeitos que ela descartou por décadas na praia de Camburi, em Vitória, e agora terá que limpar. Por outro lado, prevê que os rejeitos possam vir desde que passem por reciclagem e sejam reaproveitados, seja na indústria ou na construção civil.

Audifax seguiu o parecer da Procuradoria e vetou o PL, argumentando inconstitucionalidade. Entretanto,15 dos 18 vereadores presentes à sessão entenderam que não havia vício de iniciativa e derrubaram o veto do prefeito. O projeto é assinado por diversos vereadores.

Em junho, parlamentares de oposição derrubaram o PL 27/2019, de autoria do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que estabelecia diretrizes para o Município desenvolver “autonomia político-administrativa” no que tange ao descarte de resíduos contendo minério de ferro. Objetivamente, ele proibia que esse tipo de material fosse jogado na Serra sem que a Prefeitura autorizasse.

A derrubada gerou reações de parte da sociedade civil organizada, entre movimentos ambientais e comunitários. Com isso, os parlamentares convocaram, uma semana depois, uma audiência para tratar do tema, que originou esse atual projeto proibindo o descarte desse composto, mas abre espaço para reciclá-lo.

Contexto

O pano de fundo desse debate é o Termo de Compromisso Ambiental firmando em 2017 entre Vale, Prefeitura de Vitória e outros órgãos (excluindo PMS). O acordo prevê que a mineradora retire areia contaminada com minério de ferro da ponta norte de Camburi. Um dos locais cotados para receber o material seria um aterro licenciado pelo Governo do Estado para a empresa Marca Ambiental e que se localiza ao lado do bairro Pitanga e da Área de Proteção Ambiental do Mestre Álvaro.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

2 horas atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

2 horas atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

3 horas atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

3 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

3 horas atrás