Categories: Sem categoria

Cidade querida

458 anos guardam a visão dos navegantes brancos que se localizaram indicando ao capitão: “Mestre, o alvo”. Não sabiam que batizavam nosso maciço mais imponente de “Mestre Álvaro”.

Aportados, acercaram-se da paisagem que lhes recordava Almeida, uma vila distante de Lisboa. Desta Nova Almeida seguiram próximo do ponto alto, e tementes à Santa Sé, fundaram em 8 de dezembro de 1556 a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, erguendo o templo da santa do dia e “da Serra” diferenciando homônimos. Contaram com o comando de Maracajá-guaçu (Gato grande), chefe Temiminó, junto com os homens-de-além-mar obedientes a Brás Lourenço, o jesuíta.

Tornou-se Freguesia em 1750 e cinquenta anos depois passa a ser Vila, junto com São José do Queimado, às margens do Rio Santa Maria da Vitória, onde fluía o entreposto que escoava produtos da região norte para o Porto de Vitória e recebia importados. Ali se deu a insurreição negra, de Chico Prego, Eliziário e do João da Viúva Monteiro contra o padre De Bene, que não honrou promessa de alforria aos escravos.

Na viagem de 1860, o Imperador Pedro II pernoita na Serra e no seu aniversário, 2/12/1875, concede ao Major Joaquim Pissarra, deputado provincial, o título de cidade pra Serra. Não será mais nem Vila, nem Conceição. Apenas Serra.

Nos anos vinte, a estrada de ferro Vitória-Minas corta o município serrano. Em seguida, vem a primeira rodovia ligando a capital à região norte capixaba, mudando por completo a geoeconomia da cidade. O Porto de Una, no Queimado, cai em desuso e declina a economia da Serra. A retomada vem nos anos 60, transferindo a importância rural para urbana. Do setor primário para secundário. Das lavouras para as chaminés. Por isso nesses dias de festas, rendemos homenagens: Parabéns, cidade querida.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás