Categories: Economia

Cidade quer criar polo de tecnologia na saúde

Além do Jayme Santos, maior hospital público do ES, a região de Laranjeiras tem o Dório Silva, o Metropolitano e diversas clínicas. Foto: Divulgação

O município da Serra pode ganhar um polo de tecnologia da informação na área de saúde. Isso porque, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Menegueli, a região da Grande Laranjeiras desenvolveu uma vocação natural para o setor.

“Temos em um pequeno raio vários hospitais e faculdades, o que mostra uma vocação natural. Estamos em conversa com diversas instituições para promovermos eventos e atrair empresas que queiram investir na área médica, especialmente as que trabalham com tecnologia de ponta”, explicou.

Sobre como atrair esse tipo de negócio, Menegueli afirmou que há programas que estimulam empresas, como o Desenvolve Mais Serra, além da Lei da Inovação. “Qualquer empresa de inovação, seja na área de saúde ou não, que queira se instalar na Serra, recebe incentivos fiscais e outros benefícios, desde que gere empregos locais e financie projetos educacionais ou sociais. Mas cada caso é analisado individualmente”, detalha. 

Em setembro de 2014, a prefeitura anunciou a criação do Polo de Inovação Tecnológica na Rodovia do Contorno (BR 101), próximo ao condomínio Alphaville e o polo industrial Jacuhy. Na época, foi informado que as obras seriam concluídas em 2015 e que o local abrigaria empresas de tecnologia da informação, eletrônica, mecânica e prestação de serviços.

Mas o projeto não saiu do papel. Menegueli disse inclusive que teria uma reunião no final da tarde de ontem (27) com dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) para retomar a discussão sobre o projeto do polo de tecnologia no Contorno. 

Enquanto os polos oficiais não saem, a cidade já possui informalmente um expressivo polo de empresas de TI, mas que é espalhado pela cidade: são cerca de 418 empreendimentos que desenvolvem programas e aplicativos para as áreas de educação, rochas, metalmecânica, meio ambiente e saúde.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

14 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

20 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

21 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás