Categories: Sem categoria

Cidade já perdeu 5,5 mil postos de trabalho em 2016

Trabalhador de indústria metalmecânica na Serra: fim do Fundap, crise nacional e a até a paralisação da Samarco prejudicaram a economia da cidade. Foto: Arquivo TN / Edson Reis

Thiago Albuquerque

Locomotiva econômica do Espírito Santo, a Serra perdeu 5.500 postos de trabalho entre janeiro e setembro de 2016. Esse é o resultado do balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, que apontou 38.604 admissões e 44.104 mil demissões nos 09 primeiros meses deste ano no município.

De todos os setores afetados, o de serviços foi quem mais demitiu com 1.896. Em seguida o comércio com 1.728. Outro destaque negativo é o da indústria de transformação, com 1.210.

Fechando o quadro, vem à construção civil, com 690 perdas, agropecuária com 182, utilidade pública 151, administração púbica 15 e extrativa mineral com oito.

O vice-presidente institucional da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) na Serra, José Carlos Zanotelli, disse que o setor industrial foi responsável por 20% das rescisões nos últimos 12 meses, que representam 1.801 postos de trabalho a menos no período.

“Achamos um valor insignificante, porque a indústria contribui com 40% do PIB, e o setor vinha com uma retração, não só de pessoal, mas também das despesas fixas como a água, devido à crise hídrica”, enumera.

Apesar da turbulência, Zanotelli afirma que as empresas da Serra se preparam bem para essa crise e aponta tendência de recuperação em 2017.  “Nós da Findes, com investimentos de R$ 13 milhões em nossa unidade do Senai, ampliamos a capacidade de qualificação de mão de obra. A nível nacional, a aprovação da PEC 241 e a regulamentação da terceirização da mão de obra podem ajudar melhorar o cenário local”, avalia.

Para o economista do Instituto Futura, Orlando Caliman, a perda de empregos é geral e não deve ser atribuído só à cidade. “A perda está se dando em todos os setores da economia, e no Espírito Santo, as cidades maiores são as mais afetadas. A Serra, sem dúvida nenhuma, é importante para o estado, tem um PIB razoável. A perda de emprego é uma preocupação e tem de ser pensada alternativas. Hoje precisa-se resolver uma questão nacional, mas o município pode tomar iniciativa facilitando projetos, diminuindo burocracias”, aconselha.

Orlando destaca ainda os potenciais da cidade para reverter a queda na geração de trabalho.  “A Serra tem infraestrutura invejável, espaço, mobilidade, como outras cidades não tem. A Prefeitura pode atrair empresas melhorando as condições, a Serra esta bem preparada para expandir mais, tem vários polos, bom setor de logística. Só está precisando ter mais acessos a portos”, conclui.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

4 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

4 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

5 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

5 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

5 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

6 horas atrás