Categories: Política

Cidade ganha seu Conselho Municipal de Direitos Humanos

O projeto, que é do executivo, agora deverá ser sancionado por Audifax Barcelos. Foto: Divulgação / PMS

Por Caio Dias

O Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos Humanos na Serra foi aprovado na Câmara Municipal. Agora segue para sanção do prefeito Audifax Barcelos, autor da proposta. Após sanção, vai ter um prazo para a instalação física. O Conselho vai ficar vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Um Conselho Municipal dos Direitos Humanos é formado por representantes da prefeitura e com participação da sociedade. É responsável por formular diretrizes, promover e monitorar políticas públicas em todos os segmentos sociais para a proteção e efetivação dos direitos humanos.

De Jacaraípe, Alini Domingues, ativista que participa de ações sociais, acredita num benefício relevante para o município. “Os Direitos Humanos trazem informações que muita gente desconhece. Eles participam das nossas vidas e contribuem. Porém muita gente acha que é para defesa de bandido”, pondera.

A Serra possui outros Conselhos de Direitos para áreas específicas: Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho da Pessoa com Deficiência, Conselho do Negro, Conselho da Mulher, Conselho do Idoso. Todos também estão vinculados a alguma secretaria municipal. Todos os Conselhos fiscalizam, monitoram e acompanham as políticas públicas executadas no município.

O Conselho Tutelar, por exemplo, atende crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram direitos violados. Aplica medidas de proteção, atendendo e aconselhando pais e responsáveis. Leva ao Ministério Público, fatos que o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) enxerga como infração. Na Serra, a atuação é nas regionais de Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina e Serra Sede.

Outro Conselho Municipal importante é o do Idoso. Da mesma forma que o Conselho Tutelar zela por crianças, o do idoso atende às necessidades da população da terceira idade do município. Conscientiza, realiza programas educativos a valorização dos idosos e a mobilização das comunidades interessadas na problemática.  No município, com atuação na Serra Sede.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Suspeito de furto a chefatura da Polícia Civil é preso na Serra

Um homem de 23 anos suspeito de furtar armas da Delegacia Especializada em Fiscalização de Armas, Munições e Explosivos (Defaem)…

16 minutos atrás

Vereador da Serra é processado por propaganda eleitoral antecipada

Após citar um slogan de campanha, seguido de um número, supostamente de candidatura, o vereador Rodrigo Caçulo (PRB) se viu…

12 horas atrás

Governo envia equipe com 12 bombeiros para o RS nesta quinta

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) será enviada, nesta quinta-feira (16), às 18h, para…

15 horas atrás

Comediante Haeckel Ferreira apresenta stand-up “Rá, Rá, Rá!”, em Vitória

No próximo dia 31 de maio vai ter show de stand-up "Rá, Rá, Rá!" na Casa da Música Sônia Cabral,…

15 horas atrás

Vandinho propõe lei de ressarcimento automático por perda de sinal de internet no ES

A telefonia no Brasil frequentemente figura entre os serviços mais mal avaliados pelos consumidores, especialmente no que diz respeito à…

16 horas atrás

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem…

17 horas atrás