Categories: Notícias

Chuva forte volta e previsão aponta para raios e trovoadas nesta sexta

Chuva deve voltar para o Espírito Santo nesta sexta-feira (29) Foto: Gabriel Almeida

A semana passada terminou com chuva forte e muitos estragos causados pela tempestade que atingiu a Serra na sexta-feira (22). Os moradores tiveram que lidar com alagamentos, deslizamentos de encostas e com um trânsito caótico. E apesar de ter dado uma trégua para os capixabas, a chuva forte deve voltar para o Espírito Santo nesta sexta-feira (29).

De acordo com o Climatempo, uma nova frente fria está a caminho do ES e vai causar temporais na Serra e em outras cidades. O Instituto prevê um final de semana chuvoso, com raios e fortes rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h. Na Serra, deve chover 105 milímetros durante esta sexta, sábado (30) e domingo (1°). Também deve chover durante toda a próxima semana.

Apesar da previsão, a Defesa Civil da Serra diz que não devem ocorrer alagamentos e deslizamentos de terra de forma tão intensa na cidade no último dia 22. “Estamos sem nenhum alerta e não devem ocorrer problemas iguais aos da semana passada”, afirmou Antônio Carlos Coutinho, coordenador do órgão.

Alagamentos, deslizamentos e trânsito caótico na semana passada

Previsão é de chuva forte para a Serra. Foto: Gabriel Almeida
Moradora de Vista da Serra se arrisca para salvar cachorro em enchente ocorrida em novembro de 2019: Instituto e ONU apontam que aquecimento global piora chuvas extremas. Foto: Arquivo TN/Divulgação more
Assim ficou a Av. Argentina após o transbordamento da galeria do córrego Doutor Róbson em 22 de novembro de 2019. Foto: Arquivo/Divulgação
Chuva forte causou alagamentos e deslizamentos na Serra. Foto: Yuri Scardini | Arquivo Tempo Novo
Alagamento em Vista da Serra II em novembro de 2019. Foto: Divulgação/Arquivo
Barranco começou a deslizar. Foto: Andressa Rissari

As regiões mais afetadas na sexta (22) foram Vista da Serra, Planalto Serrano e José de Anchieta II. O TEMPO NOVO esteve nas ruas e acompanhou o drama das comunidades. Muitos moradores não conseguiram sair de suas casas. Em José de Anchieta II, uma ribanceira desabou, mas ninguém ficou ferido. O valão do bairro transbordou e as águas invadiram muitas residências.

A parte baixa de Vista da Serra I ficou completamente alagada. Casas foram invadidas pela forte correnteza do córrego Dr. Róbson. O transbordamento foi agravado pelo estouro de uma represa aos pés do Mestre Álvaro, situação que também atingiu moradores ribeirinhos de Planalto Serrano.

Trechos da BR-101 também ficaram interditados por conta das chuvas. Em determinados locais, a interdição aconteceu por nove horas seguidas, deixando o trânsito caótico na Serra e em outras cidades capixabas. Um dos trechos mais afetados foi o que fica nas proximidades de Laranjeiras.

Doenças de alagamentos deixam saúde em alerta

O município está em alerta com as doenças relacionadas ao contato de moradores com as águas de alagamentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), até à noite do último dia 22, não tinha sido registrado nenhum caso dessas doenças, mas os sintomas podem demorar a se manifestar. Caso eles ocorram, as unidades de saúde possuem protocolo para atender e tratar pacientes.Entre as doenças mais comuns causadas pelos alagamentos estão: hepatite A, leptospirose e diarreias.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás