Categories: Meio Ambiente

Cesan não confirma criação de reservatório de água

A estrutura da barragem de Rio Bonito, inaugurada em 1959 em Santa Maria de Jetibá, fica 60km da Serra. Foto: Fabrício Ribeiro

Por Bruno Lyra

A assessoria de comunicação da estatal disse que a barragem de Rio Bonito já existe desde 1959

Causou estranheza o anúncio do governo do Estado veiculado por parte da imprensa de que o estado irá ganhar seu primeiro reservatório de água, a represa de Rio Bonito, no Santa Maria. É que o reservatório já existe desde 1959 e desde então armazena as águas do rio que abastece a Serra, zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão.

Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, o que aconteceu é que o governo pediu autorização a Agência Nacional da Água (ANA) para mudar os termos de concessão do uso das águas da barragem por parte da Escelsa, que opera hidrelétrica no local.

Na prática, caso a ANA atenda ao pedido do Governador Paulo Hartung (PMDB), a Escelsa terá que liberar água da represa conforme a demanda da Grande Vitória, ficando impedida de reter o líquido para fim exclusivo da geração de eletricidade em épocas mais secas.

Segundo a assessoria da Cesan não há previsão de qualquer obra física, a água continuará descendo pelo leito do Santa Maria até a captação no distrito de São José do Queimado, na Serra.

O governo também quer buscar recursos para captar água no rio Reis Magos e no rio Doce através do canal Caboclo Bernardo, construído pela Fíbria (ex-Aracruz Celulose) para abastecer sua fábrica em Aracruz.

Essas duas medidas seriam a médio e longo prazo. Já o controle sobre as águas da represa de Rio Bonito, seria de curto prazo para tentar dar uma resposta ao risco de desabastecimento da maior cidade capixaba, a Serra, e do principal parque logístico e industrial do estado, incluindo as plantas siderúrgicas da Vale e ArcelorMittal Tubarão.

Nível de rio segue crítico

A chuva que caiu nos últimos dias em Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá aumentou a vazão do rio que abastece toda a Serra, o Santa Maria da Vitória. A vazão do manancial medida na última terça (10) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) estava em 5,3 mil litros por segundo, contra os dramáticos 2,9 mil litros por segundo verificados no último dia 02 de fevereiro.

Contudo permanece a determinação da Agerh para que a Cesan repasse menos água ao complexo industrial de Tubarão.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

6 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

7 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

8 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

8 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

8 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

8 horas atrás