Categories: NotíciasSaúde

Cerco apertado contra dengue, zika e chikungunya

 

A Prefeitura disse que faz visitas domiciliares a locais estratégicos com o intuito de combater o mosquito. Foto: Divulgação

Durante os períodos de chuva e calor, o aumento de mosquito nas cidades já é algo esperado. E para combater a proliferação deles, especialmente do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura da Serra afirma que intensificou ações. Também pede a colaboração da população. 

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde da Serra, há rotina de circulação do carro fumacê e do UBV pesado, colocação de larvicidas nas valas e córregos, além de aplicação de inseticida com bomba costal. Além disso, são feitas atividades de educação em saúde e visitas domiciliares a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

A Prefeitura também afirma ter o maior número de armadilhas contra a dengue instaladas do Estado. No total, já foram instaladas mais de 1.100 equipamentos. Mesmo com as ações de combate, a Secretaria de Saúde faz o alerta para a população e pede que os moradores fiquem engajados em combater focos do mosquito dentro de casa e no quintal.

Os moradores ainda podem contribuir denunciando locais onde há focos. Não é preciso se identificar, basta apenas ligar para o 3228-5394. Nesse telefone o morador também solicita visitas domiciliares, telagens de caixa d’água, orientações relacionadas à dengue, entre outros serviços.

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) da Serra mantém os serviços de Disque-Dengue de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Alerta para quem teve contato com alagamento

Com as fortes chuvas que ocorreram nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde também alerta que se algum morador teve contato com chuva ou lama em algum local, deve ficar atento aos sinais: febre, dores musculares, náuseas, vômito e dor de cabeça. Contato direto com a água pode causar doenças como leptospirose, hepatite A, febre tifoide e diarreia.

No caso desses sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. A Prefeitura da Serra ainda pede que a população evite contato com a água e a lama de enchentes ou esgoto, caso aconteça algum alagamentos em alguma região da cidade.

Vale lembrar que durante as chuvas das últimas semanas, a Defesa Civil da Serra registrou poucos pontos de alagamentos e alguns acúmulos de água em vias da cidade, que acabou tendo menos problemas que as vizinhas Cariacica, Vila Velha e Vitória.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

6 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

12 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

13 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás