Categories: Notícias

Cerca de 18,8 mil serranos se preparam para o Enem

Este ano a prova será realizada em dois fins de semana, bullying, epidemias, intolerância e obesidade são temas prováveis da redação

A dica é que os estudantes façam exercícios baseados nas últimas provas e procurem relaxar nos dias que antecedem o exame. Foto: Renato Ribeiro

Renato Ribeiro

Cerca de 18,8 mil estudantes que moram na Serra devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 05 e 12 de novembro. Diferente dos anos anteriores, onde o candidato fazia a prova no sábado e domingo em um mesmo fim de semana, esse ano o aluno terá um intervalo de 7 dias entre uma prova e outra, realizando o exame em dois domingos consecutivos.

Para o aluno de Pré ENEM do Projeto SER, Ruan de Oliveira, a mudança representa mais tranquilidade para fazer as questões. “Achei bem melhor esse novo formato, pois o intervalo de uma semana entre uma prova e outra, vai permitir um descanso maior. Dois dias seguidos era muito mais estressante e cansativo”, completou Ruan.

O professor de geografia Luciano Ribeiro, diz que o momento agora é de revisar o que foi visto em sala de aula, resolver questões de provas anteriores e tentar relaxar. “Agora é o momento de revisar e resolver exercícios. Não adianta o aluno tentar rever todo o conteúdo, pois não há tempo hábil para isso. Ele deve focar naquilo que o professor alertou ser mais cobrado no Enem”, aconselha.

Outra novidade no Enem 2017, é que a redação passa a ser realizada no primeiro dia de prova (05) junto das disciplinas de Linguagens e Ciências Humanas. O professor de Redação da rede COC Lusíadas e Primeiro Mundo, Hélio Sandro Almeida, vê com bons olhos a mudança. “Antes a prova de redação era feita no segundo dia junto com a prova de matemática, o que era mais desgastante. Com a mudança, aquele aluno que tem conteúdo, que tiver calma, estiver descansado e focado na prova, tem tudo para se sair bem”, avalia.

Hélio destaca ainda possíveis temas da redação este ano. “Acredito que temas como bullying na escola, aumento da obesidade, sistema prisional, ocorrências de epidemias no Brasil e discursos de ódio e intolerância na internet têm grandes chances de caírem na prova”, enumera.

A Ufes aderiu integralmente ao Sisu desde 2016, quando optou pelo fim do vestibular. Hoje a seleção é só por Enem e não há mais discursivas. As provas do Enem acontecerão nos dias 05 e 12 de novembro. Os portões nos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. O exame começará às 13h30. No primeiro domingo, irá até 19h. E no segundo, até 18h.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

6 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

10 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

11 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

11 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás