Categories: Meio Ambiente

Centro de visitantes da Jacuném será inaugurado nesta sexta

Prédio, que fica ao lado do Centro de Triagem de Animais Silvestre do Ibama, terá espaço da Polícia Ambiental

O espaço fica na área verde do bairro Barcelona. Foto: Bruno Lyra

Por Thainara Polito

 

Depois de três anos em obras, finalmente será inaugurada a sede da Área de Proteção Ambienta (Apa) da Lagoa Jacuném em Barcelona. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a sede será entregue nesta sexta(19) às 9h da manhã. Neste dia estão previstas palestras, exposição de fotografia e de animais empalhados.

O prédio tem cerca de 2 mil m2 e além de sediar a Apa Jacuném, também abrigará o setor de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pelas reservas ambientais administradas pelo município.

No prédio há uma sala reservada para a Polícia Militar Ambiental e um deck com uma belíssima visão da lagoa Jacuném e das matas da Apa. Dentre os serviços que deverão ser ofertados, educação ambiental, oficinas, palestras, além de espaço para realização de cursos.

A sede da Apa Jacuném vai funcionar de segunda a sexta, das 9 às 16h. Inicialmente, a visitação funcionará apenas mediante agendamento, através do telefone 3291-2402 ou do email dauc.semma@serra.es.gov.br.

Obra começou na gestão Sérgio Vidigal

O prédio tem deque voltado para a lagoa e mata Atlântica do entorno. Foto: Bruno Lyra

A obra da sede da instituição foi iniciada em 2011 e a primeira previsão é de que ficasse pronta em junho de 2012, ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Vidigal(PDT). Depois, a Prefeitura da Serra estipulou prazo para dezembro daquele ano e também não foi cumprido.

Além disso, entre o final de 2012 e o primeiro semestre de 2013, os serviços foram paralisados. O local chegou a ser invadido por usuários de drogas. No período materiais de construção também foram furtados e até uma fogueira chegou a ser feito no deque, que por conta disso acabou tendo que ser parcialmente reconstruído, segundo moradores do bairro Barcelona.

Na época, segundo a Secretaria de Obras da Prefeitura da Serra, a obra estava parada por questões de volumes de processos não encontrados.  O secretário Evilásio de Ângelo, responsável pela secretaria na época, disse que esses processos dependiam da área jurídica para solucionar o problema.

Custo

Inicialmente orçada em cerca de R$ 900 mil, o prédio acabou custando quase o dobro: R$ 1,7 milhão.  O serviço é de responsabilidade da Prefeitura da Serra, que o executou com recursos originados de compensações ambientais das expansões da Vale e Arcelor Mittal Tubarão, sob a supervisão do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) e do Ministério Público Estadual.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

18 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

22 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

23 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

23 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

23 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

23 horas atrás